Fotos 10×15, papel colorido, contact, cola, estilete, régua, um bom grampeador. Acabamentos toscos, mas uma boa dose de satisfação em poder fazer pequenos presentes personalizados para pessoas queridas.

mini-producao-07

minicaderneta_01 minicaderneta_02 minicaderneta_03 minicaderneta_04 minicaderneta_05 minicaderneta_06 minicaderneta_07 minicaderneta_08 minicaderneta_09 minicaderneta_10

  • Texto, fotos e instruções: Claudia Komesu
  • Frases nas fotos retiradas do http://www.quotationspage.com/ e do livro Zen Telegrams, de Paul Reps. Só para lembrar: as frases do Paul Reps não podem ser usadas de forma comercial, na verdade estou tomando uma certa liberdade em ter usado num presente para amigos.

Penso nisso faz tempo, mas até hoje não tinha executado. Na semana passada combinamos um encontro com alguns amigos muito queridos, fazia bastante tempo que não nos reuníamos, então decidi fazer para dar de minipresente a cada um.

Escolhi uma foto e uma frase para cada caderneta, para cada pessoa. A combinação de imagem e frase interessante sempre valoriza as duas coisas. O produto final foram estas minicadernetas no tamanho 7,5x10cm, 30 folhas. Elas seriam mais úteis se tivessem 50 folhas, mas era um problema de acabamento: volume muito grande de folhas dessa gramatura para acabamento com grampo, teria que ser costurado ou colado.

Processo de confecção:

mini-producao-01

Miolo:

  1. Preparei os miolos: cortei com estilete, em quatro partes iguais, pilhas de folhas A4 de papel reciclado da Chamex, 75g. Depois separei de três em três folhas, dobrei-as ao meio, vinquei, e juntei grupos de cinco – cada minicaderneta tem 15 folhas no tamanho 10x15cm, que dobradas ao meio equivalem as 30 folhas. Reserve.
  2. Se quiser fazer as coisas bem certinho, o certo é cortar os cerca de 0,5cm que sobram na altura das folhas quando você juntar com a capa 10×15. Senão, deixe para refilar no final.

Foto com frase em cima

  1. Abri um arquivo PowerPoint, configurei o tamanho do slide para 10×15, inseri as fotos escolhidas em 300 dpi, cada foto em um slide. Apliquei a frase.
  2. Imprimi (a partir do PowerPoint mesmo) as fotos em papel especial fotográfico, no tamanho 10×15, na impressora HP Photosmart 7960. É claro que você pode mandar para um laboratório. Se o laboratório não imprimir a partir de um PowerPoint, você pode salvar em o arquivo em jpg, mas é preciso fazer aquela alteração no regedit do seu computador para gerar jpgs em alta definição.

Acabamento do verso da foto

  1. Para o acabamento do verso da foto, recortei com estilete papéis coloridos e colei. Comprei na Kalunga um pacote chamado Eco Cores, com 21 cores diferentes, papel de 110g.

mini-producao-02 mini-producao-03

Proteção da foto

  1. Apliquei contact sobre a foto. Não tenho certeza de como fica no laboratório, mas o que imprimo em casa, se não protegesse assim seria fácil manchar com água. A aplicação é meio chata, mas com cuidado e paciência é possível obter uma superfície bem lisa. Recorte o contact, deixando uma margem de 0,5cm.
  2. Desgrudar o contact do papel protetor pode ser enervante, muito pior do que perder a ponta do durex. Resolvi fácil com um alicate de unha: cutucava uma pontinha do contact com o alicate, e logo criava uma dobra para puxar o papel protetor.
  3. Numa superfície limpa, desprenda uma parte pequena do contact, como se vê na foto, e cole na mesa. Posicione a foto e vá aplicando o contact, devagar. Algumas pessoas usam régua, mas só usei o dedo. Se você não tiver colado torto, é bem fácil, e não forma bolha alguma. Se você tiver posicionado o contact um pouco torto, ele vai entortar, criar imperfeições e bolhas. Infelizmente isso aconteceu com algumas aplicações, você vê na hora, o som do plástico sobre o papel é diferente.
  4. Corte as quatro pontinhas, para na hora de dobrar o contact, não ficar uma sobreposição grosseira de contact.
  5. Dobre as margens do contact sobre a parte interna da capa. Usei cola Pritt para colar o papel colorido no verso da foto: não faz meleca, mas é frágil. A margem de contact dobrada para dentro evita o descolamento entre a foto e o papel colorido.
  6. Depois pegue algum objeto duro, mas liso e sem nada cortante (usei o dorso de uma tesoura) para esfregar por cima do contact e deixar a aplicação perfeita.
  7. Não sei se é a mesma coisa que mandar plastificar. Fiquei com medo que ficasse muito duro para dobrar depois.

 

mini-producao-04 mini-producao-05

Junção da capa com o miolo

  1. Dobre a capa ao meio com bastante cuidado e vinque. Encaixe-a sobre o miolo.
  2. Para fazer o grampeamento, é bem fácil usando um grampeador como o PaperPro. Comprei o para 20 folhas numa Kalunga, acho que custou uns R$ 43. Antes tinha tentado com grampeador comum, mas ele não aguentou o volume das 15 folhas, mais a capa em papel fotográfico, forro e contact.

Refile final

  1. A foto que mostra o grampeamento é de um exemplar já finalizado. Mas na verdade, o tamanho de um 1/4 de um A4 não bate exatamente com metade de uma foto 10x15cm. Sobram alguns centímetros, que é preciso cortar.
  2. Após grampear capa e miolo, cortei com estilete a parte que sobrou.
  3. O certo seria ter feito esse corte antes de juntar com as capas, mas acho que era a minha pressa de querer ver logo como iriam ficar as cadernetas.

Descanso do papel

  1. Deixei as cadernetas sob livros pesados de uma noite para outra, para elas ficarem mais assentadas. Ainda assim, elas não ficam perfeitamente fechadas.

Foi bastante trabalhoso, principalmente por não ter uma guilhotina. A parte do contact sobre a capa também deu bastante trabalho. Foram umas 10h de trabalho (divido em 2 dias, sem contar a ida à Kalunga) para fazer 10 minicadernetas. Incluindo a parte de fazer testes, ajustar a impressora. Mas se você gosta de trabalhos manuais, é preciso dizer que dá um grande prazer ver suas próprias fotos aplicadas em produtos, com frases que você escolheu de forma personalizada para cada pessoa querida.

mini-producao-06 mini-producao-07

 

 

A Virtude convida os autores de produtos relacionados a aves a se apresentarem. Podem ser produtos comerciais, só precisam ser bonitos, relacionados com a natureza, de preferência brasileira.

A descrição do produto é responsabilidade do produtor, mas se a descrição for diferente do que você adquiriu, envie um e-mail para claudia.komesu@gmail.com.

Caso você conheça o produto pela Virtude, por favor passe essa informação para o autor no momento
da compra e, se possível, para nós. Não ganhamos comissão, mas é uma informação importante sobre a influência da Virtude.

.

 

Presentes do bem (+)

 

Produtos comerciais 

 

Ideias para produtos (+)