• Como falar comigo: marcocrozariol@gmail.com.
  • Sou biólogo – ornitólogo e doutorando em Zoologia no Museu Nacional/UFRJ.
  • Site: junto com amigos, o COAVAP – Clube de Observadores de Aves do Vale do Paraíba, que reúne artigos científicos, curiosidades culturais sobre a ornitologia, e notícias sobre nossos trabalhos de divulgação. Antigamente o blogspot Aves do Vale do Paraíba Paulista que aos poucos pretendo migrar o conteúdo para o COAVAP.
  • Onde moro: entre Tremembé – SP e Rio de Janeiro – RJ, onde curso hoje o doutorado.

Iniciei minha carreira relativamente cedo, por vários motivos. O principal deles foi por influencia do meu avô materno, José Indiani, que sempre apreciou as aves e conseguiu reproduzir espécies ameaçadas como o mutum-de-penacho (Crax fasciolata); o outro é por ter morado sempre em meio a natureza, toda infância e juventude morei numa fazenda onde meu pai sempre plantou arroz e que hoje é ficou conhecido pelos amigos observadores e fotógrafos como o “Arrozal do Marcão”, só saí dela quando fui morar em Tocantins, onde passei a maior parte do meu tempo nas matas do Parque Estadual do Cantão, nas margens do rio Javaés.

Me formei em biologia em 2007 pela Universidade de Taubaté, justamente estudando as aves dos arrozais; em 2011 me formei mestre em Ecologia de Ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins e atualmente estou cursando o doutorado em Zoologia no Museu Nacional/UFRJ.

Adoro ler, escrever e observar aves todos os dias da minha vida, sendo pago ou não para isso. É algo que existe dentro de mim naturalmente, faço tudo isso com a maior alegria e amor; tenho certeza que farei isso pra sempre, com o sorriso de bochecha a bochecha… rico, pobre, saudável ou doente… para mim ou para todos os outros seres (onde o homem se inclui)!!!

Atualmente minha paixão se concentra no estudo da reprodução das espécies de aves, principalmente das formas e arquiteturas de seus ninhos. Minha outra paixão, cada vez maior, está voltada para a história da ornitologia (principalmente brasileira) e seus bastidores (os vários naturalistas que com tanto esforço conseguiram de maneira única preservar tanto conhecimento, muitos dos quais só temos hoje no papel!).

 

 

Participação no Virtude-AG

 

Amigos do Virtude-AG