O Birdwatching Caiçara é a associação da prática da observação de aves a atividades físicas de nível médio ou até mesmo a situações de aventura. O objetivo é tornar a observação de aves mais dinâmica e atraente para quem ainda não a conhece. Não restringimos a atividade apenas aos observadores de aves e sim, convidamos aqueles que pedalam, caminham e remam a conhecer nossas aves por meio dessas atividades.

Paraty_Gariel-Toledo_dez13_03
Paraty_Gariel-Toledo_dez13_15
Paraty_Gariel-Toledo_dez13_16
Paraty_Gariel-Toledo_dez13_17

Realizamos atividades comuns como uma volta de bicicleta pela cidade, um passeio de caiaque em nossa baía ou em uma caminhada na floresta do Birds Parati. A diferença é que direcionamos o passeio para mostrar as aves em sua rotina e em seu habitat seja na cidade, floresta, rio ou mar. Usamos equipamento adequado e fazemos os passeios em locais previamente mapeados.

Destaques da região: formigueiro-de-cabeça-negra, papa-moscas-estrela, gavião-pombo-pequeno, patinho gigante, saíra-de-papo preto, e também araçari-banana, ariramba-de-cauda-ruiva, tiês, saíras, e pica-paus.

Birds Parati – Floresta particular

Os passeios podem ser feitos em diversos lugares da cidade, mas o ponto alto para ver as aves de Mata Atlântica é no parque ecológico Birds Parati, uma floresta particular com mata preservada.

Temos caminhadas em trilhas com nível de dificuldade médio em meio à Mata Atlântica, com acesso a torre de observação. No caminho, árvores identificadas e mirante natural com altitude máxima de 200 m e uma vista de 360 graus.

Para este passeio é necessário ter um pouco de condicionamento físico. O espaço oferece uma caminhada em meio à mata bem próxima a cidade (5 km do centro histórico), podemos ir de bike carro ou ônibus. O passeio não é indicado para pessoas que não possam subir trilhas de nível médio de dificuldade.

Exemplo de passeio em Paraty: aluguel de bike na agência, 20 minutos até o Birds Parati, caminhadas nas trilhas. Duração média do passeio com visitação ao mirante: mais de 2 horas. A duração do passeio pode variar dependendo da condição física do visitante e disposição.

Emprestamos binóculo. A pessoa deve levar água e repelente.

Quando ir: No parque ecológico Birds Parati é possível observar aves o ano todo.

Espécies de aves: A cidade de Paraty tem mais de 420 espécies (segundo a lista compilada por Peter Browne http://www.avesdeparaty.org.br/nomes-regionais/), e 297 estão registradas no Wikiaves (dez/13). Só no parque ecológico já registramos 134 espécies com potencial para chegar a 200.

Lista das espécies no Birds Parati: http://www.taxeus.com.br/lista/2181

Registros fotográficos e sonoros no Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/midias.php?t=u&u=13931

Sobre os passeios no Birds Parati

Quem guia: eu sou o guia. Conheço bem Paraty há vários anos, e estou iniciando a atividade como guia ornitológico. Uso playback – sempre com muito cuidado para não estressar as aves, e sei o local mais provável para vermos diversas espécies.

Como chegar no Birds Parati: estamos localizados no Bairro Condado, segunda rua à direita depois da ponte do bairro. Ficamos apenas 5 km do Centro Histórico fácil de chegar seja de bike, carro ou ônibus, que passa na porta do Birds Parati. Siga pela estrada Paraty – Cunha, virar a direita depois da casa de matérias de construção TREVO, seguindo nossa placa de sinalização.

Importante: as trilhas não são planas, nível de dificuldade mínimo em nossas trilhas – MÉDIO.

Temos uma torre de eucalipto de 5 metros de altura com comedores para aves e um mirante natural com uma vista panorâmica de toda a cidade e baía de Paraty.

Horário: o parque abre às 8h diariamente, mas com agendamento prévio, abro o Birds Parati a hora que for necessário, seja pra uma visita guiada ou não.

Taxas:

O valor do ingresso na floresta particular Birds Parati é de R$ 10, e a pessoa pode passar o dia todo no parque.

Visita guiada para ver as aves: 1 pessoa R$50, acima de 3 e até 5 pessoas R$100, com até 3h de duração, dependendo da disposição do observador. bflyerbirdtestefinal

Conheça as diversas opções de passeio do Birdwatching Caiçara!

Bike Birding – Domínios da Cidade

Utilizando bikes para visitação de pontos previamente mapeados para a identificação de mais 50 aves: Centro Histórico, Cais, Praia do Pontal, Forte, Praia Jabaquara, Caborê, Portal, Paraty Spot Aventura, Birds Parati, Flora Paraty, Corisco, e outros.

Levar binóculo ou câmera, água e protetor solar. A duração do passeio depende da condição física do visitante e disposição. Quem não tiver binóculo, posso emprestar.

Exemplo de roteiro do passeio: saída da agência às 9h da manhã sentido Centro Histórico (Fórum) onde existe um mangue com garças, biguás e tesourão. No Largo da Santa Rita há inúmeras aves, seguimos até o Cais e vamos até o final da Terra Nova. Praça da Matriz, seguimos para a Praia do Pontal, depois ao Forte, onde existe uma trilha própria para a observação de aves. Dali seguimos para a Praia Jabaquara, depois Caborê (uma avenida nova está sendo aberta). Em seguida ao Portal, e caso o visitante queira continuar, podemos ir pro Birds Parati ou Parati Sport Aventura (ambos cobram taxa de visitação).

Kaiake Birding – Mar, Baía de Paraty

Utilizando caiaques para visitação de pontos previamente mapeados, para a identificação de aves marinha em lajes, aves em mangues e também aves de rios, subindo o rio Jabaquara.

Exemplo de roteiro do passeio: encontro na Praia Jabaquara, bem cedo, para visitação do mangue localizado à esquerda da praia, seguindo depois a um laje marinha com trinta-réis-de-bico-vermelho, trinta-réis-real, piru-piru, gaivotão entre outros. Passando pela ilhas é possível ver aves do mangue e, ao retornar, e dependendo da maré, é possível subir o rio Jabaquara em busca de mais espécies.

A duração do passeio depende da condição física do visitante e disposição.

Paraty fica localizada no fundo de um baía, o que faz com que as águas sejam extremamente calmas. Bem cedo é como uma lagoa gigante. É muito seguro para as pessoas, mas o caiaque pode virar se a pessoa não tiver experiência com o caiaque. Neste passeio só é recomendado levar câmera se você tiver experiência em conduzir um caiaque.

Levar binóculo, água e protetor solar.  Quem não tiver binóculo, posso emprestar.

Para quem não quer fotografar, possibilidade de utilização de stand-up.

Passarinhada na Estrada Real – Caminho do ouro Paraty – RJ

Paraty é o ponto de início da famosa Estrada Real, caminho utilizado para transporte do ouro e diamantes trazidos das Minas Gerais, caminho esse que após o declínio da produção de Ouro se tornou vital para escoar a produção de Café do Vale do Paraíba.

Hoje é explorado como um lindo atrativo turístico, um trecho de pouco mais de 2km, preservado em meio à Mata em declive calçado por pedras, onde a prática da observação de aves se torna um convite. Localizado no Parque Nacional da Serra da Bocaina. Mata Atlântica bem preservada e de fácil acesso.

Duração mínima 2h, máxima 4h.

Levar binóculo, água e protetor solar. Quem não tiver binóculo, posso emprestar.

Floating Birding – Rio Mambucaba

Descida tranqüila do Rio Manbucaba, em rafts, com o propósito da observação de aves. Proporciona uma perspectiva incrível para passarinhar em um cenário de Mata Atlântica ao nível do mar (de baixa altitude) com aves como o socó-boi e a exclusividade da região, o formigueiro-de-cabeça-negra, ave tida como extinta, redescoberta em 1987, mas que se encontra sob risco de extinção pela destruição de habitat. “Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações – pela destruição do hábitat” [Wikiaves]

No passeio também é possível ver macacos bugios ao fundo fazendo um barulho que ecoa entre as montanhas. Há também opção de visita a ruínas e contato com moradores locais, como o Sr. Roxinho.

Exemplo de roteiro do passeio: Encontro no trevo de Mambucaba (jipe ou pick-up com os rafts em cima), seguimos em direção ao Rio Mambucaba até o ponto certo de onde começamos a descida, que dura aproximadamente 2h, com visitação a uma antiga ruína, incluindo um café especial com Sr. Roxinho e sua esposa.

Rio muito tranquilo, a profundidade do rio não passa de 1m, em vários pontos se raspa o fundo do Raft de tao raso.

Nesse trecho, além do formigueiro, também podemos ver tucano-de-bico-preto, andorinha-serradora, saí-canário, maria-faceira, gavião-carijó, saí-andorinha, e vários outros

Descubra Paraty – Parque Nacional Serra da Bocaina

Passarinhada de um ou mais dias em altitudes acima de 300m, com a opção de visitar o P.N.S.B. acima de 500m, passando por cachoeiras em meio à floresta com fauna e flora exuberantes.

Opção de One Day Visits e também de hospedagem em casa particular ou pousada, proporcionando assim caminhadas de maior duração e visita à comunidade local.

Pousada incrível!! Com uma vista do quarto de todo o MORRO DA GRAÚNA – SERTÃO DA INDAIATIBA. Diárias com todas as refeições inclusas. http://www.dharmashala.com.br.

Também podemos indicar pousadas mais em conta.

Nesse passeio podemos ver papa-formiga-de-grota, pica-pau-cabeça-amarela, tesourinha, saíra-ferrugem, tiziu, gavião-tesoura, andorinha-serradora, alma-de-gato, bem-te-vi-rajado e muito outros. Lugar intocado de mata EXUBERANTE!

Cavalgada – Corisco

É possível incluir o passeio a cavalo com o foco na observação de aves.

Seja qual for o tipo de passeio que você escolher, podemos ajudar na logística. Temos várias opções de baixo custo.