O Lado B, com o pequeno incentivo da promoção do HD de 1TB, despertou bastante interesse. O prazo final para enviar as fotos é dia 15/ago/2012, mas já temos 29 concorrentes e volume suficiente para ser julgamento em vez de sorteio.

 

Texto: Claudia Komesu

Anunciei no post de 10/07/12, mas acho que nem todos viram, por isso fiz um post só para esta notícia, e vou mandar pela newsletter.

 

Relembrando o que foi anunciado no post sobre a promoção do HD, em 25/06:

“(…) para participar do concurso / sorteio, será preciso ter fotos selecionadas para entrar na galeria de álbuns. Dois tipos de fotos podem entrar nesses álbuns:

  1. Fotos bonitas e interessantes de espécies brasileiras silvestres comuns e em liberdade, como pardal, bem-te-vi, tico-tico, quero-quero, rolinha, sanhaçu-cinzento, sabiás comuns, periquitos comuns, cambacica, beija-flores comuns. Só não vale pombo-doméstico.
  2. Fotos bonitas de qualquer espécie silvestre e livre, brasileira ou não, desde que o foco seja beleza e não ornitologia. Fotos que sejam interessantes devido a algum critério como luz, composição, cenário, pose da ave, sensação de movimento, momento inusitado, poesia.

O Lado B não é um super Lado A, mas também não é um sub Lado A. É um conceito diferente de fotografia.
Importante: se o critério for sorteio, fotos bonitas de espécies comuns já permitem que você concorra ao HD externo. Mas se o critério for julgamento, as fotos mais experimentais (do tipo 2) provavelmente terão mais chances.”

 

Entenda que o tipo 2 não é uma foto Lado A, dessas que ganhariam muitos pontos no Wikiaves. Não basta ela ser bonita: ela deve ser interessante como fotografia, não apenas como registro de uma espécie, mas como composição, cenário, luz, em alguns casos movimento.

O juri do concurso será o Cristian Andrei.

Há vários álbuns com fotos do tipo 1, que eu valorizo bastante também. E cheguei a cogitar fazer sorteio em vez de julgamento, mas temos volume de participantes, e a seguinte lógica: uma bela foto artística (do tipo 2) raramente é conseguida por acaso. É fruto de um trabalho dedicado e amoroso, de quem gosta muito das aves e de fotografar. É justo que seja julgamento.

Quem já enviou fotos pode mandar outras, até 27 imagens. Se você ainda não conseguiu uma foto do tipo 2, há bastante tempo para tentar. É um incentivo para treinar o olhar fotográfico, buscar composições diferentes, experimentar o contraluz, buscar novos ângulos, enxergar o cenário. Só peço para me mandar as fotos em um lote só, mesmo que seja no dia 14/08. Mas peça pra eu confirmar o recebimento do seu e-mail, com x fotos, e se eu não responder mande de novo, deixe recado neste post, ou no Wikiaves.

A promoção do HD é apenas uma forma de chamar a atenção para o Lado B da fotografia. Mesmo quando o prêmio for entregue, quem se interessa pelo Lado B, em estar sempre atento às aves ao nosso redor, em buscar fazer fotos bonitas, pode continuar enviando fotos para a galeria. A galeria do Lado B é uma seção permanente, renovável a cada 3 meses. Os  álbuns ficarão organizados por trimestre. Logo após a entrega do prêmio, o Cristian pensou em criar uma seção de foto-crítica, em que a pessoa pode mandar uma foto e ele vai comentar o que ficou bom, o que poderia ser melhor. É um exercício que eles faziam nos workshops com o Araquém Alcântara e ajuda bastante na percepção da fotografia. Vou organizar isso, e provavelmente será para quem é membro do site (ou seja, para quem já escreveu pelo menos um post).