Terminou dia 15/08/2012 o prazo para enviar fotos para o concurso Lado B da fotografia de aves.  Todos que enviaram fotos, por favor leiam este post com atenção.

  • Texto e foto: Claudia Komesu, fundadora, editora e mão de obra da Virtude-AG

 

Obrigações do participante:

1. Ter lido com atenção estes posts:

http://virtude-ag.com/news-hd-externo-ladob/

http://virtude-ag.com/lado-b-sobre-a-escolha-da-vencedora-can/

que explicam o conceito do concurso, e as regras de julgamento das fotos.

2. E ser o autor das fotos que enviou.

 

Por favor, confiram seus álbuns. Em alguns poucos casos, retirei fotos de papagaios-araras-periquitos que estavam próximos demais (dando a ideia de que poderiam ser aves não totalmente silvestres). Não entraram as fotos Lado A, nem fotos preto e branco, fotos muito prejudicadas na estética (muito tremida, desfocada, pose da ave, composição), nem fotos de ninhos ou de filhotes próximos, especialmente os com expressão agressiva ou acuada. Só vi duas fotos assim, mas é importante ressaltar: não se aproxime muito de ninhos, e entenda que filhotes com asas erguidas não são uma visão bonita: é o sinal de que ele está assustado e quer que você se afaste.

Lembrando também que as fotos de espécies comuns não tinham grandes exigências, fora atender aos critérios mínimos de estética, e já permitiam ao autor ter um álbum na galeria. Esse é o tipo 1 de fotos, que valoriza as espécies comuns. Mas as que têm chance de ganhar são as fotos do tipo 2, que atendem os critérios explicados no post do Cristian sobre a escolha da vencedora.

O resultado será divulgado até o final de agosto, provavelmente antes. Será o tempo do júri analisar as fotos, escolher a vencedora, e selecionar fotos que se destacaram, talvez com alguns comentários. É importante ficar claro que infelizmente não temos prêmio para a honra ao mérito. Só há um prêmio, o HD de 1tb para o primeiro lugar. Avisarei os escolhidos por e-mail, e também publicarei no site.

Só recebi um pedido desses, mas divulgo aos outros: quem quiser que suas fotos sejam apagadas do site após a divulgação do resultado (caso você não seja o vencedor), por favor me avise. Caso contrário, suas fotos ficarão como registro do concurso. Quem se tornar membro do site, passa a ter as fotos do concurso como selecionáveis para a Seleção da Semana (feita pelo Cristian, aparece na home, com exemplos de boas fotos), ou para um post destacando algum tema. As fotos são usadas apenas dentro do site, sempre em um contexto positivo. Talvez no futuro tenhamos uma seção de foto-crítica, mas nesse caso a foto só seria usada com permissão do autor.

 

A promoção do HD de 1tb acabou, mas o Lado B é uma seção permanente no site. Para continuar participando do Lado B, o formato recomendado é na forma de posts: você pode fazer um relato de um passeio que rendeu fotos boas de espécies comuns, ou em que você fez algumas experiências com as regulagens da câmera, composição da foto, ou você pode fazer uma seleção de fotos Lado B favoritas e explicar por que você gosta delas.

A participação no site é aberta a qualquer pessoa que gosta das aves e da natureza. Há várias formas de participar. As mais fáceis e comuns são relatos de passeios, viagens, um destino favorito como um parque na sua cidade ou nos arredores de onde você mora.

Passeando pelo site você verá vários posts com fotos chamativas, feitas com DSLR. Se você tem uma compacta, ou uma DSLR com lente de alcance menor, não se acanhe. O objetivo do site não é ter fotos impressionantes, e sim reunir as pessoas que gostam das aves e da natureza.

Se você quiser estar sempre a par de novidades, e receber um resumo periódico dos posts, assine nossa newsletter. Basta se cadastrar no campo que fica no rodapé do site. Estou começando a pensar numa promoção para quem adora observar e fotografar aves.

 

A participação de vocês ajuda a tornar mais concreto o interesse das pessoas pela natureza. Hoje em dia nem marcas como a Nikon e a Canon acreditam que somos reais, preferem apostar no mercado de câmeras para fotografar casamentos. E a situação de conservação das áreas naturais é grave, com risco de extinção para várias espécies. Agradeço de coração pelo tempo dedicado, e por compartilharem suas fotos na Virtude-AG.

Muito obrigada,

Claudia

 

 

Novidades sobre a Virtude (+)