rabo-branco-acanelado no flor do pe-de-fumo_Antonio-Vilela
rabo-branco-acanelado no flor do pe-de-fumo
rabo-branco-acanelado no flor do pe-de-fumo_Antonio-Vilela
rabo-branco-acanelado no flor do pe-de-fumo
rabo-branco-acanelado no flor do pe-de-fumo_Antonio-Vilela
rabo-branco-acanelado no flor do pe-de-fumo

 

Só agora descobri o Lado B do Virtude e não havia atentado para o interesse do site em material fotográfico que não tenha por foco a avifauna. Há algum tempo venho registrando as flores silvestres que, em certas épocas do ano, vicejam no Sítio das Nascentes. Depois de algum tempo, também passei a registrar os insetos. O equipamento usado não é o apropriado para esse tipo de fotografia, mas, além de não possuir uma lente adequada, faço essas fotos enquanto estou passarinhando com a 100×400. A qualidade das fotos não é boa, mas a beleza das flores e dos insetos serve para compensar um pouco a deficiência dos registros.

Interação flores e beija-flores

Eu plantei muitos pés de feijão-guandu (Cajanus cajan) para compor uma cerca viva e alguns pés de fumo (Nicotiana Tabacum) para enfeitar o jardim. Nunca foi minha intenção atrair beija-flores com essas espécies vegetais, mas, como mostram três das fotos que ora lhe envio, são elas excelentes para atraí-los.

Para mim foi algo inesperado e, pelo que percebi em minha rápida pesquisa, essas espécies vegetais não são normalmente mencionadas como atrativas.Também as flores do urucum costumam atrair beija-flores, mas, infelizmente, embora tenha presenciado a cena, não consegui registrá-la em imagem.

Talvez seja interessante acrescentar essas informações, pois, apesar de terem sido plantadas por mim, essas espécies vegetais são da flora nativa.

Observação de Claudia Komesu, editora do Virtude: O Virtude tem como foco o birdwatching, mas isso não impede de falarmos de assuntos correlatos. Flores, frutos e sementes estão totalmente relacionados com aves. Além disso, na questão de olhar fotográfico, reparar nas flores silvestres faz parte da proposta de sairmos para passarinhar com um olhar amoroso pela natureza, reparando em todas as belezas, e não apenas focado em lifers ou espécies raras. Obrigada por compartilhar, Vilela!

E mais uma informação sobre o pé-de-fumo: outro dia li estava lendo sobre as aves do Peru, e soube que o Bearded Mountaneer (Oreonympha nobilis), uma lindeza endêmica do Peru, aparece nos arredores de Cusco numa área com pés de fumo. Aqui tem uma foto do Glenn Bartley, com o beija-flor nas flores de fumo.

http://forums.photographyreview.com/nature-wildlife/bearded-mountaineer-peru-81275.html

Esta página precisa ser reformulada, mas aqui há uma lista de plantas atrativas para aves, com vários exemplos de fotos: http://virtude-ag.com/livre-divulgacao-flores-e-frutos-que-atraem-aves/