Venha compartilhar suas fotos de natureza que têm o espírito de Natal ou Ano Novo

Ho ho ho… há imagens bonitas, mas também valem as bem-humoradas. Só não vale desenhar gorrinho.

 

  • Texto e foto: Claudia Komesu, editora da Virtude-AG

O Lado B da fotografia de aves é uma campanha da Virtude-AG pela valorização da beleza, criatividade e diversão, e não apenas a raridade da espécie e proximidade da ave.

A ideia do Lado B surgiu em junho de 2012, menos de um mês após o lançamento oficial do site. Para promover a ideia, a primeira rodada teve o incentivo de um prêmio: concurso fotográfico em que o primeiro lugar recebeu 1 HD portátil de 1TB. Como as fotos que recebemos eram muito boas, acabamos criando um segundo lugar, que recebeu 1HD de 500GB.

A segunda rodada do Lado B vigorou de setembro a novembro e teve como tema “Aves com flores, frutos ou sementes”. Houve uma quantidade menor de participantes, não havia incentivo de um prêmio, mas gostaríamos de ter algum para entregar, porque recebemos fotos muito bonitas.

A terceira rodada é especial de fim de ano e receberá fotos apenas no período de 2 a 28 de dezembro. Compartilhe suas imagens de inspiração, renovação, paz, fraternidade, amor, humor, alegria ou qualquer outro sentimento bom que você associe com o final do ano. Você pode escolher se permitirá que suas fotos sejam usadas de forma pessoal, não comercial. Por exemplo, permitir que a pessoa imprima sua foto para fazer um cartão de Natal para um amigo. Se quiser, divulgue sugestões de mensagens para cartões. Se preferir, apenas envie as fotos, mas sem permissão de uso.

Exemplo de sugestão de cartão. Clique na foto para ver instruções sobre como montar um cartão fácil no PowerPoint:

Você não pode fazer manipulação digital sobre a foto, como colocar gorro de Papai Noel na ave. Até 20 fotos, até dia 28 de dezembro de 2012.

Se você quiser permitir o uso das suas fotos para fins pessoais (e divulgação da natureza), envie-as no seguinte formato:

  • 300 dpi
  • tamanho 10×15, que equivale a 1.181x785pixels
  • você pode colocar sua assinatura, neste caso de preferência na vertical, ou se preferir eu coloco

Sua página ficará como a minha ou do Cristian: suas fotos e, numa coluna ao lado, a orientação de que as fotos não podem ser usadas para fins comerciais, e que o nome do fotógrafo deve ser mantido.

Se quiser apenas mostrar suas fotos, sem permissão de uso, envie no formato tradicional de 90 dpi em 960×640 pixels (se não souber como mudar os dpis, pode deixar que eu mudo).


Outras notícias sobre a Virtude-AG

– O Projeto Gaturamo-Rei está caminhando. Arquivos para impressão caseira prontos. Ainda não divulgamos porque estou a espera de respostas de gráficas. Gostaria de divulgar alguma solução prática e barata para eventuais diretores de escola que quisessem imprimir as folhas do jogo para os alunos. Quem quiser olhar a versão provisória da página, é esta: http://virtude-ag.com/super-rg-guainumbi-gaturamo-rei/

–  O Projeto Gaturamo-Rei também está avançando com uma outra atividade: estamos ajudando na produção de um folheto-guia de aves, com 150 espécies, de uma cidade em que as aves são um tesouro desconhecido por muita gente. Além do folheto, também vamos preparar uma página com informações sobre a cidade relacionadas com o birdwatching. Logo conto o nome da cidade.

– Já falei isso para algumas pessoas, e digo para todos: quer divulgar a sua cidade? Podemos criar uma página especial para a sua cidade, com fotos de paisagem, lista das espécies, falando sobre as aves em cada estação, informações sobre infraestrutura, guias. Basta entrar em contato: claudia.komesu@gmail.com

– Devido a esses trabalhos paralelos com impressos e ideias de novas seções, a busca por novos posts de relatos e atualização do site está mais lenta. Mas queria dizer que a Virtude-AG continua em plena atividade, nem sempre visível pelo site.

– Em janeiro inventarei algum outro tema para o Lado B, ainda não decidi, e aceito sugestões. Como passarinheira e fotógrafa, adoro a ideia de olhar minhas fotos pensando em temas. E acho que todos nós deveríamos sempre reolhar nossas fotos. Parece errado tirar milhares ou dezenas de milhares de fotos e apenas deixá-las num HD.

 

 

Novidades sobre a Virtude (+)