A parte mais interessante da Guiana Francesa é a floresta amazônica, praticamente intacta. A área do litoral, entretanto, também é interessante, com suas áreas de mangue, florestas secundárias e clareiras.

Beija-flor-vermelho (Chrysolampis mosquitus) Ruby-topaz Hummingbird

 

Meu jardim, não muito longe de Kourou, é parte de 4.000 hectares de uma floresta secundária, que foi deflorestada para agricultura. Em consequência disso, muitas aves de mata desapareceram da área. Felizmente, ainda ficaram em torno de 100 hectares bem atrás do meu jardim, e às vezes recebo a visita de algumas espécies florestais. Ainda ouço a vocalização de falcões florestais (Micrasturs) e também do cricrió, mas é só uma questão de tempo até a floresta ser totalmente dizimada.

Só plantei dois tipos de plantas floridas: lantanas (muito atrativas para os beija-flores, mas seus pequenos frutos atraem outras espécies também), e Stachytarpheta sp (a variedade com flores vermelhas maiores é a mais interessante, você pode vê-la por exemplo na foto do beija-flor-vermelho, que abre este post). Tive que renunciar a diversas outras plantas devido ao ataque de formigas (Atta sp).

A árvore mais satisfatória para atrair pássaros é o Ficus guyanenis, que atrai diversas espécies e frutifica várias vezes por ano. Você também pode vê-lo nas fotos com galhos mais grossos e e pequenos frutos cor-de-rosa.

Recomendo dois guias (livros) para quem quiser saber mais sobre a Guiana (em francês):

Petit futé : http://www.escapade-carbet.com/actualites/le-petit-fute-guyane-20122013-est-dans-les-bacs/

Philippe Boré : Randonnées en Guyane