Todos nos temos jardins em nossa casa, com flores, árvores, arbustos e outras plantas que cultivamos por hobby, porque gostamos e enfeita as nossas casas. Essas mesmas plantas também atraem aves que visitam nossos jardins diariamente em busca de comida, abrigo e reprodução. Você já parou para observar essas aves? Já observou alguma ave que lhe causou admiração por suas cores e canto?

Saíra-amarela – M (Tangara cayana) Burnished-buff Tanager

 

  • Texto e fotos: Izaias Miranda Jr
  • http://www.wikiaves.com.br/perfil_izaiasmirandajr
  • Câmera: Canon 7D lente Canon 400mm f5.6
  • Originalmente escrito para divulgar o birdwatching no jornal interno do condomínio Esplanada do Sol, localizado na zona oeste de São José dos Campos, em uma área de banhado próxima às margens do rio Paraíba do Sul.

Tenho por hobby a observação de aves ou “Birdwatching” nome dado em inglês para os que observam aves em seu ambiente natural.

Em nosso condomínio já fotografei e registrei 81 espécies de aves, das mais variadas famílias e gêneros, entre elas estão: sabiás, pica-paus, saíras, sanhaços, tiés, corujas, bacuraus, papa-capim, pintassilgo, gaturamo, beija-flor, canário-da-terra e muitas outras, veja lista no http://www.taxeus.com.br/lista.jsf?c=390, sem precisar sair de casa. Com um pouco de paciência e dedicação você consegue atrair muitas delas para o seu jardim, se você tiver oportunidade, monte um comedouro no seu quintal. A fruta favorita das aves é banana bem madura. Elas também gostam de mamões, mas as bananas são as preferidas. Corte a banana ao meio, ou tire metade da casca.

Basta colocar as bananas em um local em que as aves possam se aproximar. Elas precisam ter por onde chegar. Não coloque isolado no meio do quintal, coloque no tronco de uma árvore, ou perto de um arbusto grande, em meu quintal coloquei dois sarrafos fixados entre os troncos da Palmeira-areca (Dypsis lutescens). Construí um ambiente, com alguns galhos ou pedaço de tronco onde elas possam pousar. Também há um ipê-roxo (Tabebuia avellanedae) que ajudou as aves descobrirem o comedouro e dois bebedouros para beija-flor, que devem ser trocados a solução água com açúcar e lavados todos os dias, sobrando ou não solução.

Estas são as técnicas que usei para atrair as aves para o meu jardim. Certamente você precisará adaptá-las à situação particular de sua residência. Não desanime. Muitos têm como único espaço disponível suas janelas e nós temos muito espaço em nossos jardins. Use a imaginação. Quando as aves aparecerem vá fazendo experiências de como melhorar a atração. Não espere que as aves apareçam de um dia para o outro. Elas podem demorar a descobrir e se acostumar com teu jardim. Mas quando o descobrirem e sentirem segurança nele, dificilmente o abandonarão.

Abraço a todos fica aí a sugestão para atraímos estas maravilhas que são as aves.

Izaias Miranda Junior.

 

Veja as fotos no endereço e a lista de aves registrada em nosso condomínio:
http://www.taxeus.com.br/lista.jsf?c=390