Nossa pousada fica a apenas 40km do centro de Petrópolis, em uma região de Mata Atlântica preservada, paisagens cênicas e ótimas trilhas. Até o momento, 220 espécies de aves já foram registradas dentro da propriedade. O conhecido fotógrafo João Quental realiza workshops na Pousada Paraíso duas vezes por ano. O primeiro será agora de 12 a 14 de abril.

Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) uma ilustre visitante relativamente comum de ser vista na Pousada Paraíso.

Águia-cinzenta (Urubitinga coronata) uma ilustre visitante avistada recentemente na Pousada Paraíso.

 

  • Texto: Bernardo Lacombe, representante da Pousada Paraíso
  • Fotos: Bernardo Lacombe, Eduardo Brito e João Quental
  • Pousada localizada em Petrópolis – RJ com facilidades para birdwatching
  • Pousada Paraíso
    (24) 2223-3670
    www.pousadaparaiso.com.br
    http://www.facebook.com/ParaisoPousada

Localizada em Petrópolis e a 1.000m de altitude, dentro de uma área de 650.000m2, com uma piscina de água corrente formada por oito nascentes, a Pousada Paraíso oferece muito charme, descontração e contato com a natureza.

Se você é do tipo que gosta de se sentir em casa, mesmo de férias, venha para a Pousada Paraíso. Aqui reina a descontração e os proprietários deixam os visitantes tão à vontade que o lugar fica parecendo a casa de velhos amigos.

Cada detalhe da Paraíso, seja no projeto de construção ou na decoração, foi cuidadosamente planejado pelos proprietários, Roberto, Vanda e família. As suítes e chalés – batizados com nomes de aves, são espaçosos e confortáveis, e garantem a privacidade e a tranquilidade de quem aprecia o contato com a natureza.

A pousada tem uma infraestrutura completa para o lazer da família: quadras esportivas, salão de jogos, atelier, escalada, campo de minigolfe, campo de arco-e-flecha, salão para projeção de filmes, refeições caprichadas, horta orgânica. Oferecemos esquema de day use.

Até o momento foram identificadas 222 espécies de aves na propriedade. Destaque para o azulão (Cyanocompsa brissinii), papo-branco ou choca-da-taquara (Biatas nigropectus), tapaculo-pintado (Psilorhampus guttatus), águia-chilena (Geranoaetus melanoleucus), bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus), maria-preta-de-garganta-vermelha ( Knipolegus nigerrimus ), joão-botina-da-mata (Phacellodomus erythrophthalmus).

A lista oficial das aves, cadastrada por Ricardo Gagliardi, pode ser vista no Táxeus:  http://taxeus.com.br/lista.jsf?c=96 

 

As bem conservadas trilhas garantem ao birdwatcher e outros amantes da natureza a oportunidade de encontro com raras e curiosas aves brasileiras.

Duas vezes por ano realizamos o Workshop de Fotografia e Observação de Aves, com a parceria do fotógrafo João Quental. O próximo está previsto para o final de semana de 12 a 14 de abril 2013, com vagas limitadas. Reserve com antecedência. Esse workshop terá a participação especial do ornitólogo José Fernando Pacheco.

hosp_Pousada-Paraiso_10

Julien, Bernardo Lacombe e Clara

Julien, Bernardo Lacombe e Clara

Observação: recentemente tivemos a honra de hospedar a trineta de Carl Euler, Clara, e seu companheiro Julien. Carl Euler foi um ornitólogo amador que morou alguns anos no Rio de Janeiro no século XIX. Uma conhecida ave da Mata Atlântica, o simpático enferrujado, foi batizado de Lathrotriccus euleri – Euler’s Flycatcher pelo ornitólogo alemão Jean Cabanis em homenagem a Carl Euler, que enviou o espécime para Museum für Naturkunde em Berlim.

 

 

A Virtude convida os donos de pousadas e hotéis voltados ao ecoturismo a se apresentarem.
Basta fazer um post.

As informações do post são responsabilidade do autor do texto. Caso você encontre informações sobre pousadas ou sobre guias muito diferente da sua experiência pessoal, envie um e-mail para claudia.komesu@gmail.com

Se você se hospedar com esta pousada por causa da Virtude, por favor passe essa informação para eles ao fazer a reserva e, se possível, para nós.
Não ganhamos comissão, mas é uma informação importante sobre a influência da Virtude-AG.