Somos uma pequena pousada isolada a 1.200 metros de altitude dentro de uma linda reserva florestal particular totalmente integrada com a natureza, próximo ao Parque Nacional Serra da Bocaina. Temos 6 chalés e 2 suítes, além da área comum, projetada pelo arquiteto Cláudio Bernardes onde temos, bar, restaurante, lareira, e a cozinha com seu forno a lenha, harmoniosamente incorporada a área.

 

Pousada da Terra: Serra da Bocaina, Bananal – SP. A 330km de São Paulo e a 190 km do Rio de Janeiro.

  • Site: http://www.pdterra.com.br
  • Texto: Pousada da Terra
  • Fotos: Pousada da Terra e algumas fotos de Marco Guedes, feitas em um final de semana chuvoso de junho de 2012
  • Enviado em julho de 2012
  • Contato, reservas e mais informações
    Ricardo Perroni. 21-88149444 info@terrabocaina.com.br
    Coordenadas GPS da Pousada da Terra (Serra da Bocaina): 22°51’412″S / 44°26’900″W

 

Observação de aves

Devido à extensão e preservação do local, a Serra da Bocaina possui um grande potencial para o birdwatching. A região ainda foi pouco explorada. Temos uma lista com registros de Bananal no Wikiaves, uma lista feita pela Arca de Noé, e alguns registros da nossa cliente Silvia Botacini, e observações de hóspedes. Essa lista tem 174 espécies, mas com certeza há muito mais.

No nosso jardim, em frente à taberna, comedouros e bebedouros atraem dezenas de aves diariamente e proporcionam fotos fáceis. Canário-da-terra-verdadeiro, tecelão, trinca-ferro, saí-azul, sanhaçu-de-encontro-azul, sanhaçu-de-encontro-amarelo, sanhaçu-cinzento, sanhaçu-do-coqueiro, tié-de-topete, beija-flor-rubi, ferro-velho, tiriba-de-testa-vermelha, beija-flor-de-papo-branco, besourinho-de-bico-vermelho, beija-flor-tesoura, o rabo-branco-de-garganta-rajada frequentam a área. No nosso lago, em frente aos Chalés, também aparecem diversas aves, como a garça-branca-pequena, a lavadeira-mascarada, mergulhão-caçador, etc.

Temos diversas trilhas internas que facilitam a busca por aves e ainda levam a cachoeiras belíssimas.

Caso necessário, oferecemos caminhada guiada (opcional) por pontos estratégicos da serra da Bocaina para observação de aves. Lembramos que é necessário que agende com antecedência o guia.  (Obs da Virtude: saiba mais sobre saídas guiadas e o que você deve combinar com o guia)

Estamos iniciando as atividades relacionadas ao birdwatching, por isso ainda não há muitas fotos de aves feitas na Pousada. Mas o local tem mata primária e variedade de ambientes, com certeza os birdwatchers e fotógrafos encontrarão muitas oportunidades.

Veja no fim do post a lista de aves até julho de 2012.

 

Chalés

Nossos chalés são confortáveis e charmosos com a decoração que é uma mescla de peças produzidas por artesões locais e peças de designers e lojas conceituadas do rio de Janeiro.

Temos chalés diferentes, com preços diferentes que variam em tamanho, espaço interno e localização. Os maiores chalés são adaptáveis para acrescentar camas extras (para casais com filhos). Temos Chalés com Lareira, Hidro, varanda com redes, DVD e todos com uma linda vista para floresta e para a montanha.

No nosso site temos fotos e preços de cada acomodação: http://www.pdterra.com.br/acomodacoes_chales_em_serra_da_bocaina_bananal_sp.html

 

Passeios

A despeito da arquitetura e do charme dos chalés, o destaque mesmo fica do lado de fora, a natureza.  Estamos no fim da estrada e no início de uma infinidade de passeios, alguns deles espetaculares como a cachoeira do Bracuí, onde de dentro do poção se vê toda bahia de Angra!. O Rio Bracuí corta e margeia a propriedade. Além desta ainda temos, a cachoeira da Usina, das sereais, do Rio do tombo, entre várias outras caminhadas com muitas aves no caminho.

Oferecemos também oportunidades de passeios com ATV e cavalos e alguns eventos especiais durante o ano.

Alguns passeios tradicionais na região:

Cachoeira do Bracuí: Caminhada de 1 hora numa linda trilha de mata primária. A Cachoeira do Bracuí se forma no estado de São Paulo e deságua no estado do Rio de Janeiro com 5 quedas d’água e aproximadamente 1.100 m de queda. No poço de banho, é possível avistar o mar com vistas para Baía da Ilha Grande em Angra dos Reis.

Cachoeiriha Caminhada de 10 minutos numa trilha aberta. É só atravessar a ponte sobre o Rio Bracuí e se alojar sobre uma grande pedra para revezar entre o sol e o banho refrescante.

Cachoeira das Sereias Caminhada de 50 minutos ou 10 minutos de carro margeando o Rio Vermelho, que corta um vale cheio de flores. A área aberta com bastante sol propicia o banho em qualquer época do ano.

Cachoeira dos Veados A cachoeira dos veados é a mais famosa cachoeira da Bocaina. Caminhada longa (5 horas) e de razoável dificuldade. É necessário a companhia de um guia,material de camping e agendamento prévio- Além de autorização do IBAMA.

Além destes, oferecemos passeio a cavalo, aluguel de motos, Quadriciclos e muitas outras cachoeiras e caminhadas, como a Cachoeira do Rio Mimoso, Poço Escondido, a Pedra do Frade e a famosa Trilha do Ouro.

 

Taberna – restaurante e bar 

Projetada pelo arquiteto Claudio Bernardes, a taberna é o ponto de encontro dos hóspedes. É Restaurante, bar, biblioteca, filmoteca e vários ambientes confortáveis para relaxar e bater um bom papo.

Nosso atendimento é familiar e informal. Apesar de todo esmero com o produto que oferecemos, nossa intenção é oferecer um atendimento descontraído, onde os hóspedes se sintam realmente em casa.

Nossa cozinha é uma saborosa mistura da cozinha brasileira tradicional com a contemporânea e é guarnecida por legumes, verduras e temperos retirados da nossa horta momentos antes de irem pra mesa. A especialidade da casa é a truta, muito comum na região.

Temos ainda uma seleção de cervejas nacionais e importadas com as mais premiadas cervejas do mundo e carta de Vinhos montada pelo Enólogo da Grand Crú. Com destaque para a Delirium Tremens, eleita a melhor cerveja do mundo.

 

Como chegar

A Pousada está a:

  • 190 km do Rio de Janeiro
  • 330 km de São Paulo
  • 90 km de Volta Redonda
  • 150 km de Angra dos Reis

Como chegar, para quem vem de São Paulo: pela DUTRA ir até o km 273 (altura de Barra Mansa). Apesar de bem sinalizada entrada é meio esquisita. Você sai da DUTRA e entra em um posto de gasolina pra pegar a estrada que fica a direita. De lá são 25km até Bananal.

De Bananal pra Pousada da Terra são 32 Km. É só seguir na SP 247 (estrada para o sertão da Bocaina) e seguir as placas de um restaurante chamado “chez Bruna”(Que tem muitas placas no caminho). Depois do restaurante até a pousada basta seguir  as placas da pousada, são mais 4km. É simples e mais fácil do que parece.

No site (http://www.pdterra.com.br) tem um mapa que pode ser impresso pra ser levado junto na viagem.

 

A Virtude convida os donos de pousadas e hotéis voltados ao ecoturismo a se apresentarem.
Basta fazer um post.

As informações do post são responsabilidade do autor do texto. Caso você encontre informações sobre pousadas ou sobre guias muito diferente da sua experiência pessoal, envie um e-mail para claudia.komesu@gmail.com

Se você se hospedar com esta pousada por causa da Virtude, por favor passe essa informação para eles ao fazer a reserva e, se possível, para nós.
Não ganhamos comissão, mas é uma informação importante sobre a influência da Virtude-AG.

 

Mata Atlântica (+)

 

Lista com avistamentos na região da Serra da Bocaina. 174 espécies até julho de 2012.

Fontes:

http://www.aultimaarcadenoe.com.br/bocaina/

http://wikiaves.com.br/especies.php?&t=c&c=3504909

http://www.flickr.com/photos/foconanatureza/sets/72157623693286906/

E informações de hóspedes

Obs da Virtude-AG: O levantamento da Arca de Noé é de 2001. Os registros do Wikiaves são para a cidade de Bananal. Os registros com ? são os que não conseguimos estabelecer a fonte de informação.

 

Taxon Nome em português English name Fonte
Tinamus solitarius macuco Solitary Tinamou ?
Crypturellus obsoletus inhambuguaçu Brown Tinamou Wikiaves
Penelope obscura jacuaçu Dusky-legged Guan Wikiaves
Aburria jacutinga jacutinga Black-fronted Piping-Guan ?
Odontophorus capueira uru Spot-winged Wood-Quail Arca de Noé
Tachybaptus dominicus mergulhão-pequeno Least Grebe Wikiaves
Podilymbus podiceps mergulhão-caçador Pied-billed Grebe Wikiaves
Anhinga anhinga biguatinga Anhinga Wikiaves
Nycticorax nycticorax savacu Black-crowned Night-Heron Wikiaves
Butorides striata socozinho Striated Heron Wikiaves
Syrigma sibilatrix maria-faceira Whistling Heron Wikiaves
Cathartes aura urubu-de-cabeça-vermelha Turkey Vulture Arca de Noé
Cathartes burrovianus urubu-de-cabeça-amarela Lesser Yellow-headed Vulture Arca de Noé
Coragyps atratus urubu-de-cabeça-preta Black Vulture Arca de Noé
Geranospiza caerulescens gavião-pernilongo Crane Hawk Arca de Noé
Heterospizias meridionalis gavião-caboclo Savanna Hawk Wikiaves
Percnohierax leucorrhous gavião-de-sobre-branco White-rumped Hawk Arca de Noé
Rupornis magnirostris gavião-carijó Roadside Hawk Wikiaves
Spizaetus ornatus gavião-de-penacho Ornate Hawk-Eagle ?
Caracara plancus caracará Southern Caracara Wikiaves
Milvago chimachima carrapateiro Yellow-headed Caracara Wikiaves
Herpetotheres cachinnans acauã Laughing Falcon Wikiaves
Falco femoralis falcão-de-coleira Aplomado Falcon Wikiaves
Aramides saracura saracura-do-mato Slaty-breasted Wood-Rail Arca de Noé
Pardirallus nigricans saracura-sanã Blackish Rail Wikiaves
Gallinula chloropus frango-d’água-comum Common Moorhen Wikiaves
Vanellus chilensis quero-quero Southern Lapwing Wikiaves
Columbina talpacoti rolinha-roxa Ruddy Ground-Dove Wikiaves
Patagioenas picazuro pombão Picazuro Pigeon Wikiaves
Patagioenas plumbea pomba-amargosa Plumbeous Pigeon Wikiaves
Leptotila verreauxi juriti-pupu White-tipped Dove Arca de Noé
Geotrygon montana pariri Ruddy Quail-Dove Arca de Noé
Primolius maracana maracanã-verdadeira Blue-winged Macaw ?
Aratinga leucophthalma periquitão-maracanã White-eyed Parakeet Wikiaves
Pyrrhura frontalis tiriba-de-testa-vermelha Maroon-bellied Parakeet Arca de Noé
Forpus xanthopterygius tuim Blue-winged Parrotlet Wikiaves
Pionus maximiliani maitaca-verde Scaly-headed Parrot Arca de Noé
Piaya cayana alma-de-gato Squirrel Cuckoo Wikiaves
Megascops choliba corujinha-do-mato Tropical Screech-Owl Arca de Noé
Pulsatrix koeniswaldiana murucututu-de-barriga-amarela Tawny-browed Owl Arca de Noé
Nyctibius griseus mãe-da-lua Common Potoo Wikiaves
Lurocalis semitorquatus tuju Short-tailed Nighthawk Arca de Noé
Nyctidromus albicollis bacurau Pauraque Arca de Noé
Chaetura meridionalis andorinhão-do-temporal Sick’s Swift Arca de Noé
Phaethornis eurynome rabo-branco-de-garganta-rajada Scale-throated Hermit Wikiaves
Eupetomena macroura beija-flor-tesoura Swallow-tailed Hummingbird Wikiaves
Chlorostilbon lucidus besourinho-de-bico-vermelho Glittering-bellied Emerald Arca de Noé
Thalurania glaucopis beija-flor-de-fronte-violeta Violet-capped Woodnymph Arca de Noé
Amazilia lactea beija-flor-de-peito-azul Sapphire-spangled Emerald Wikiaves
Clytolaema rubricauda beija-flor-rubi Brazilian Ruby Wikiaves
Stephanoxis lalandi beija-flor-de-topete Plovercrest Wikiaves
Trogon viridis surucuá-grande-de-barriga-amarela White-tailed Trogon Flickr de Silvia Botacini
Trogon surrucura surucuá-variado Surucua Trogon Wikiaves
Trogon rufus surucuá-de-barriga-amarela Black-throated Trogon Wikiaves
Megaceryle torquata martim-pescador-grande Ringed Kingfisher Arca de Noé
Ramphastos toco tucanuçu Toco Toucan Wikiaves
Ramphastos vitellinus tucano-de-bico-preto Channel-billed Toucan Arca de Noé
Ramphastos dicolorus tucano-de-bico-verde Red-breasted Toucan Wikiaves
Picumnus cirratus pica-pau-anão-barrado White-barred Piculet Wikiaves
Melanerpes candidus birro, pica-pau-branco White Woodpecker Arca de Noé
Veniliornis spilogaster picapauzinho-verde-carijó White-spotted Woodpecker Arca de Noé
Veniliornis maculifrons picapauzinho-de-testa-pintada Yellow-eared Woodpecker Wikiaves
Piculus aurulentus pica-pau-dourado Yellow-browed Woodpecker Wikiaves
Colaptes campestris pica-pau-do-campo Campo Flicker Wikiaves
Batara cinerea matracão Giant Antshrike Arca de Noé
Thamnophilus caerulescens choca-da-mata Variable Antshrike Wikiaves
Dysithamnus xanthopterus choquinha-de-asa-ferrugem Rufous-backed Antvireo Wikiaves
Drymophila rubricollis trovoada-de-bertoni Bertoni’s Antbird Wikiaves
Drymophila genei choquinha-da-serra Rufous-tailed Antbird Wikiaves
Drymophila malura choquinha-carijó Dusky-tailed Antbird Wikiaves
Pyriglena leucoptera papa-taoca-do-sul White-shouldered Fire-eye ?
Conopophaga lineata chupa-dente Rufous Gnateater Wikiaves
Conopophaga melanops cuspidor-de-máscara-preta Black-cheeked Gnateater Arca de Noé
Grallaria varia tovacuçu Variegated Antpitta Arca de Noé
Hylopezus nattereri pinto-do-mato Speckle-breasted Antpitta Arca de Noé
Merulaxis ater entufado Slaty Bristlefront Wikiaves
Chamaeza ruficauda tovaca-de-rabo-vermelho Rufous-tailed Antthrush Wikiaves
Sittasomus griseicapillus arapaçu-verde Olivaceous Woodcreeper Wikiaves
Xiphocolaptes albicollis arapaçu-de-garganta-branca White-throated Woodcreeper Arca de Noé
Lepidocolaptes angustirostris arapaçu-de-cerrado Narrow-billed Woodcreeper Wikiaves
Lepidocolaptes squamatus arapaçu-escamado Scaled Woodcreeper Arca de Noé
Furnarius figulus casaca-de-couro-da-lama Wing-banded Hornero Wikiaves
Furnarius rufus joão-de-barro Rufous Hornero Wikiaves
Leptasthenura setaria grimpeiro Araucaria Tit-Spinetail Wikiaves
Synallaxis spixi joão-teneném Spix’s Spinetail Wikiaves
Anumbius annumbi cochicho Firewood-Gatherer Arca de Noé
Syndactyla rufosuperciliata trepador-quiete Buff-browed Foliage-gleaner Wikiaves
Philydor rufum limpa-folha-de-testa-baia Buff-fronted Foliage-gleaner Wikiaves
Cichlocolaptes leucophrus trepador-sobrancelha Pale-browed Treehunter Wikiaves
Lochmias nematura joão-porca Sharp-tailed Streamcreeper Arca de Noé
Xenops rutilans bico-virado-carijó Streaked Xenops ?
Mionectes rufiventris abre-asa-de-cabeça-cinza Gray-hooded Flycatcher Wikiaves
Leptopogon amaurocephalus cabeçudo Sepia-capped Flycatcher ?
Hemitriccus obsoletus catraca Brown-breasted Bamboo-Tyrant Wikiaves
Hemitriccus nidipendulus tachuri-campainha Hangnest Tody-Tyrant Wikiaves
Poecilotriccus plumbeiceps tororó Ochre-faced Tody-Flycatcher Wikiaves
Phyllomyias burmeisteri piolhinho-chiador Rough-legged Tyrannulet Wikiaves
Phyllomyias griseocapilla piolhinho-serrano Gray-capped Tyrannulet Wikiaves
Elaenia flavogaster guaracava-de-barriga-amarela Yellow-bellied Elaenia Wikiaves
Elaenia mesoleuca tuque Olivaceous Elaenia Wikiaves
Camptostoma obsoletum risadinha Southern Beardless-Tyrannulet Arca de Noé
Serpophaga nigricans joão-pobre Sooty Tyrannulet Wikiaves
Serpophaga subcristata alegrinho White-crested Tyrannulet Arca de Noé
Capsiempis flaveola marianinha-amarela Yellow Tyrannulet Wikiaves
Phylloscartes ventralis borboletinha-do-mato Mottle-cheeked Tyrannulet Wikiaves
Phylloscartes difficilis estalinho Serra do Mar Tyrannulet Wikiaves
Platyrinchus mystaceus patinho White-throated Spadebill Wikiaves
Onychorhynchus swainsoni maria-leque-do-sudeste Atlantic Royal Flycatcher Wikiaves
Hirundinea ferruginea gibão-de-couro Cliff Flycatcher Wikiaves
Lathrotriccus euleri enferrujado Euler’s Flycatcher Arca de Noé
Knipolegus cyanirostris maria-preta-de-bico-azulado Blue-billed Black-Tyrant Wikiaves
Knipolegus lophotes maria-preta-de-penacho Crested Black-Tyrant Wikiaves
Satrapa icterophrys suiriri-pequeno Yellow-browed Tyrant Flickr de Silvia Botacini
Muscipipra vetula tesoura-cinzenta Shear-tailed Gray Tyrant Wikiaves
Fluvicola nengeta lavadeira-mascarada Masked Water-Tyrant Wikiaves
Machetornis rixosa suiriri-cavaleiro Cattle Tyrant Wikiaves
Legatus leucophaius bem-te-vi-pirata Piratic Flycatcher Arca de Noé
Myiozetetes similis bentevizinho-de-penacho-vermelho Social Flycatcher Arca de Noé
Pitangus sulphuratus bem-te-vi Great Kiskadee Wikiaves
Myiodynastes maculatus bem-te-vi-rajado Streaked Flycatcher Wikiaves
Megarynchus pitangua neinei Boat-billed Flycatcher Arca de Noé
Empidonomus varius peitica Variegated Flycatcher Arca de Noé
Tyrannus melancholicus suiriri Tropical Kingbird Wikiaves
Myiarchus swainsoni irré Swainson’s Flycatcher Wikiaves
Attila phoenicurus capitão-castanho Rufous-tailed Attila Wikiaves
Attila rufus capitão-de-saíra Gray-hooded Attila Wikiaves
Phibalura flavirostris tesourinha-da-mata Swallow-tailed Cotinga Wikiaves
Carpornis cucullata corocochó Hooded Berryeater Wikiaves
Procnias nudicollis araponga Bare-throated Bellbird Wikiaves
Tijuca atra saudade Black-and-gold Cotinga Wikiaves
Pyroderus scutatus pavó Red-ruffed Fruitcrow Wikiaves
Ilicura militaris tangarazinho Pin-tailed Manakin Wikiaves
Chiroxiphia caudata tangará Blue Manakin Wikiaves
Schiffornis virescens flautim Greenish Schiffornis Wikiaves
Pachyramphus viridis caneleiro-verde Green-backed Becard Wikiaves
Pachyramphus polychopterus caneleiro-preto White-winged Becard Wikiaves
Cyclarhis gujanensis pitiguari Rufous-browed Peppershrike Arca de Noé
Vireo olivaceus juruviara Red-eyed Vireo Arca de Noé
Hylophilus poicilotis verdinho-coroado Rufous-crowned Greenlet Arca de Noé
Pygochelidon cyanoleuca andorinha-pequena-de-casa Blue-and-white Swallow Arca de Noé
Stelgidopteryx ruficollis andorinha-serradora Southern Rough-winged Swallow Arca de Noé
Troglodytes musculus corruíra Southern House-Wren Wikiaves
Turdus flavipes sabiá-una Yellow-legged Thrush Wikiaves
Turdus rufiventris sabiá-laranjeira Rufous-bellied Thrush Wikiaves
Turdus leucomelas sabiá-barranco Pale-breasted Thrush Wikiaves
Mimus saturninus sabiá-do-campo Chalk-browed Mockingbird Wikiaves
Coereba flaveola cambacica Bananaquit Wikiaves
Trichothraupis melanops tiê-de-topete Black-goggled Tanager Arca de Noé
Tachyphonus coronatus tiê-preto Ruby-crowned Tanager Wikiaves
Thraupis sayaca sanhaçu-cinzento Sayaca Tanager Wikiaves
Thraupis cyanoptera sanhaçu-de-encontro-azul Azure-shouldered Tanager Wikiaves
Thraupis ornata sanhaçu-de-encontro-amarelo Golden-chevroned Tanager Wikiaves
Thraupis palmarum sanhaçu-do-coqueiro Palm Tanager Arca de Noé
Stephanophorus diadematus sanhaçu-frade Diademed Tanager ?
Pipraeidea melanonota saíra-viúva Fawn-breasted Tanager Wikiaves
Tangara desmaresti saíra-lagarta Brassy-breasted Tanager Flickr de Silvia Botacini
Tangara cyanoventris saíra-douradinha Gilt-edged Tanager Wikiaves
Poospiza lateralis quete Red-rumped Warbling-Finch Wikiaves
Sicalis flaveola canário-da-terra-verdadeiro Saffron Finch Wikiaves
Emberizoides herbicola canário-do-campo Wedge-tailed Grass-Finch Wikiaves
Sporophila caerulescens coleirinho Double-collared Seedeater Arca de Noé
Sporophila leucoptera chorão White-bellied Seedeater Wikiaves
Zonotrichia capensis tico-tico Rufous-collared Sparrow Wikiaves
Saltator similis trinca-ferro-verdadeiro Green-winged Saltator Arca de Noé
Saltator maxillosus bico-grosso Thick-billed Saltator Wikiaves
Geothlypis aequinoctialis pia-cobra Masked Yellowthroat Arca de Noé
Basileuterus culicivorus pula-pula Golden-crowned Warbler Wikiaves
Basileuterus leucoblepharus pula-pula-assobiador White-browed Warbler Wikiaves
Psarocolius decumanus japu Crested Oropendola Wikiaves
Cacicus chrysopterus tecelão Golden-winged Cacique Wikiaves
Molothrus bonariensis vira-bosta Shiny Cowbird Arca de Noé
Sporagra magellanica pintassilgo Hooded Siskin Wikiaves
Euphonia violacea gaturamo-verdadeiro Violaceous Euphonia Wikiaves
Euphonia pectoralis ferro-velho Chestnut-bellied Euphonia Arca de Noé