• Como falar comigo: guilhermesbtz@gmail.com
  • Site: em construção
  • Flickr: www.flickr.com/photos/gui_battistuzzo/
  • Biólogo formado pela USP, com ênfase em ornitologia, atuo em trabalhos de campo e levantamentos ornitológicos e como guia de birdwatching pelo Brasil. Já guiei na Mata Atlântica, no sul da Amazônia brasileira e atualmente trabalho como guia naturalista bilingue no Refúgio Ecológico Caiman.

Sou apaixonado pelas aves desde pequeno, quando andava de binóculo atrás delas no sítio do meu avô em São Luis do Paraitinga – SP. A paixão virou profissão desde que entrei na graduação em Ciências Biológicas em 2006. Desde então tenho me dedicado ao estudo das aves em seus ambientes naturais, ao desenvolvimento do birdwatching pelo Brasil e à conservação das aves.

Acredito que a observação de aves, e o ecoturismo de forma geral são ferramentas importantíssimas para a conservação da biodiversidade brasileira, uma vez que agregam valor aos ambientes preservados, geram recursos e empregos para a população local e assim ajudam no desenvolvimento sustentável do nosso país, tão importante nos dias de hoje.

Sou oriundo da cidade de São Paulo, imensa selva de pedras, cercada pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, por isso tenho mais experiência com esse bioma. No entanto, tenho também guiado em outros biomas, como o Pantanal sul-matogrossense e a floresta amazônica (Cristalino Jungle Lodge),onde comecei como guia em 2007, ainda no segundo ano da faculdade.

Tenho experiência com playback, com mais de 5 mil arquivos em mp3 de aves brasileiras no ipod, além de um gravador semi-profissional que utilizo com microfone unidirecional. Dessa maneira, muitas vezes é possível gravar as aves e tocar o playback em seguida, em casos de dificuldades na identificação imediata. Costumo usar um mini amplificador, e carrego sempre baterias e cabos extras. Não possuo caneta laser, por enquanto. Possuo binóculos 8×42, consagrados entre birdwatchers e possuo binóculos extras para emprestar caso seja necessário.

Sou também fotógrafo de aves, formado pelo Senac de São Paulo, e tenho fotografado aves em seus ambientes naturais desde 2006. Por isso me considero apto a auxiliar os clientes com equipamento e com técnicas de fotografia analógica e digital. No entanto, enquanto guio costumo fotografar apenas caso combinado anteriormente com o cliente e sempre sem prejudicar a visualização e a fotografia dos mesmos.

Carrego sempre guias de campo de aves (às vezes também de mamíferos, répteis e pegadas), e listas de aves das principais localidades onde guio. Também procuro estar atento a variações sazonais na abundância e frequência de encontro com as aves nessas localidades.

Nos locais onde guio costumo indicar os melhores locais de hospedagem, alimentação e observação de aves. Realizo os tours sempre de acordo com a vontade do observador, e de acordo com o perfil do mesmo. Assim, é sempre possível bolar um roteiro de acordo com as preferências do birdwatcher. Isso aprendi durante o período que trabalhei no Cristalino Jungle Lodge e no Refúgio Ecológico Caiman, onde tive oportunidade de guiar pessoas de todas as nacionalidades e perfis, sempre atendendo-os da melhor maneira possível na busca por fotografias e momentos especiais com a vida selvagem brasileira. O foco é sempre no cliente, suas prioridades e suas vontades sempre respeitadas.Também nesse período me acostumei a guiar grupos heterogêneos, de brasileiros e estrangeiros, casais e jovens aventureiros e pessoas com diversas prioridades e demandas. Por isso considero que tenho experiência com grupos dos mais variados, assim como com a necessidade de sempre conversar e informar os clientes a respeito dos passeios, o que deveremos encontrar e o que vamos procurar.

Costumo identificar as aves pelo seu nome científico, e normalmente pelo nome popular em português e em inglês. No entanto, por sempre carregar o guia de campo, não costumo ter problemas na comunicação com o cliente e na identificação das espécies observadas. Também me disponibilizo a auxiliar na identificação de mídias e a prover quaisquer tipos de necessidades do cliente após a saída de campo, inclusive no que diz respeito à edição posterior de fotos.

Como grande apaixonado pela avifauna brasileira, sou um grande entusiasta da observação de aves. Apaixonado pelo que faço e sempre pronto a explorar novas áreas atrás das aves que aqui gorjeiam.

Atualmente trabalho com roteiros pelos biomas Mata Atlântica (Campos do Jordão, restingas catarinenses; Litoral paranaense – guaraqueçaba e ParNa Superagui; Lagamar e Ilha do Cardoso; manguezal de Cubatão; Reserva Guainumbi; Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia, Caraguatatuba, Cunha; Parque Estadual de Ilhabela; Cantareira e Jardim Botânico de São Paulo), Pantanal sul ( Região de Miranda e Aquidauana, e serra da Bodoquena/Bonito), e Floresta Amazônica (Cristalino Jungle Lodge).

 

Participação no Virtude

 

Guias ornitológicos
cadastrados no Virtude