O guia de Campo “Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado” da editora Horizonte tem formato pequeno, prático para carregar nas viagens e passeios, R$ 49, encontrado na maioria das livrarias. Veja link para PDF de algumas das páginas.

 

Observações da Virtude-AG sobre o “Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado”

  • O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Horizonte, ou por outras livrarias: http://edhorizont.lojatemporaria.com/aves-do-brasil-pantanal-and-cerrado.html
  • Se você ainda não conhece o livro, vale a pena olhar este PDF de algumas das páginas. As ilustrações são muito bonitas.
    http://www.horizontegeografico.com.br/arquivos/arquivo_109.pdf
  • Este é o guia de campo que a Virtude-AG recomenda para quem mora no Sudeste e está à procura de um livro para começar.
  • A internet não substitui um livro (ou um ótimo aplicativo, mas não saberia indicar um brasileiro completo). Com um guia de campo fica mais fácil encontrar uma ave parecida com o que você viu ou fotografou, e depois comparar com fotos da internet.
  • Há dois guias de campo que trazem todas as aves brasileiras:  o Avifauna Brasileira, do Tomas Sigrist, mas está esgotado. Capa azul, dois volumes, todas as ilustrações em um, informações no outro. O guia de capa verde é a versão anterior, que divide aves da Amazônia e do resto do país. O outro guia é do van Perlo, mas só em inglês. Já folheei, parece bom, apesar da inexplicável inclusão da galinha como ave silvestre do Brasil.
  • A foto acima foi tirada pela professora Rosimary dos Santos, em Lavras – MG. Rosimary tem feito um trabalho incrível de divulgação do birdwatching em sala de aula.
  • Abaixo, informações sobre a palestra que será ministrada por Martha Argel.

 

Palestra no  Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro

Em 10 de outubro, durante a reunião mensal do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro (COA-RJ) haverá a apresentação da palestra Aves do Brasil, da WCS – Muito Mais que um Guia de Campo, pela ornitóloga Martha Argel, da Wildlife Conservation Society.

Será apresentado um breve resumo da concepção e do histórico da elaboração do guia de campo da WCS Aves do Brasil, uma série de cinco volumes cobrindo todas as regiões do Brasil, que visa não apenas incentivar a observação de aves no País, mas também servir como ferramenta efetiva para a proteção de nosso patrimônio natural.

Até o momento, foi publicado o primeiro volume, Aves do Brasil – Pantanal e Cerrado (Horizonte, 2010), de John Gwynne, Robert Ridgely, Guy Tudor e Martha Argel. O segundo, Mata Atlântica do Sudeste, encontra-se em elaboração.

Após a palestra haverá uma sessão de autógrafos desta obra e de outros livros da autora. Haverá alguns exemplares à venda.

 

Data: 10 de outubro (quarta-feira), às 19h30

Local: Auditório Paulo Freire, Centro de Ciências Humanas (CCH) da UNIRIO

Endereço: Av. Pasteur, 458, Urca.

Como chegar: há um ponto de ônibus em frente a Universidade, com parada do integração metrô-ônibus, que sai da estação de Botafogo. Quem for de carro, pode estacionar na Praia Vermelha, 100 m adiante da entrada da universidade.