reserva pindorama

Aves da Reserva Biológica de Pindorama, SP: um instrumento de educação ambiental – publicado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), de autoria de Jefferson Otaviano e Daiane R. de Barros

“Com o objetivo de incentivar a observação dos pássaros na natureza e a educação ambiental, o Polo Regional de Pindorama, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), lança o livro Aves da Reserva Biológica de Pindorama, SP: Um instrumento na educação ambiental. Para a publicação, foram fotografadas 180 espécies de pássaros na área de preservação da unidade de pesquisa da Apta.

O livro traz indicadores resultantes do projeto Bacia Hidrográfica: Um Instrumento de Educação, realizado na unidade com educadores e estudantes de escolas públicas e particulares de 41 dos 64 municípios integrantes da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, na região noroeste do Estado.

O material já foi apresentado em capacitação de educadores no projeto de educação ambiental como proposta de novas alternativas de atividades pedagógicas passíveis de aplicação no campo, utilizando a observação de aves no processo de conscientização ecológica, além de ser um guia de aves da região referente à importância da avifauna e sua conservação.

Várias das espécies abordadas na obra foram fotografadas na Reserva Biológica de Pindorama, mas também podem ser encontradas nos municípios da região. O livro aborda ainda os hábitos alimentares desses animais, suas características marcantes, o local para encontrá-los e a melhor forma de observá-los. “A ideia é que o livro seja um guia para os interessados”, afirma Otaviano.

Inicialmente, mil exemplares estão sendo distribuídos, gratuitamente, aos educadores das escolas da rede pública e particular da região, como forma de disseminar as ideias de educação ambiental.

A produção da obra contou com o apoio da empresa Arysta LifeScience, Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG), Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), Centro de Estudos Agroambientais de Pindorama (Capin), Instituto Agronômico (IAC) e Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Vista Alegre do Alto (SP).

A versão online da publicação está disponível em: http://www.apta.sp.gov.br/cartilhas_apta.php

 

Alguns exemplos do conteúdo da cartilha:

Esta seção reúne materiais de referência sobre natureza, meio ambiente, birdwatching, como guias de aves em PDF, apresentações, relatórios, ou materiais educativos como o Super RG.

Ter um material nesta seção não significa que a instituição tem qualquer ligação com o Virtude-AG. É apenas uma coletânea de arquivos de referência, além de materiais produzidos pelo próprio Virtude-AG, em alguns casos em parceria com outras pessoas ou instituições.

Para sugerir um material entre em contato: claudia.komesu@gmail.com

.