Assim como Roma, Bragança situa-se entre sete colinas, sombreando os vales e valorizando a expressão “cidade poesia”.

Gavião-peneira (Elanus leucurus) White-tailed Kite

 

  • Texto e fotos: Elisa Torrcelli
  • Câmera: Nikon D90, lente Nikkor 80-400
  • Enviado em abril de 2012

 

Panorama da cidade

O território de Bragança Paulista está situado na região sudeste do Estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira.

A região em que se situa Bragança é parte integrante da chamada região cristalina do norte do Estado de São Paulo, fronteira com o Estado de Minas Gerais. O clima dominante é francamente subtropical. A hidrografia é dominada pelos rios Jaguari e Atibaia, parte da grande bacia do Paraná. A vegetação formada em parte por formações arbóreas secundárias. O relevo de Bragança pode ser esquematizado da seguinte maneira:

a) bossas cristálias, denominadas popularmente por serras ou picos, com altitudes entre 1200 – 1330 metros, suportando pastagens, pecuária extensiva e cafezais decadentes, embora a predominância caiba aos pastos;

b) áreas amorreadas, em média a 900 metros, com café, cultura de substância (milho) e culturas comerciais (tomate, batata inglesa);

c) várzeas quartenárias, planásseis de nível base, altitude inferiores a 900 metros, mas superiores a 750 metros, ocupadas com a rizicultura e a horticultura. O município é em geral montanhoso. Entres as serras principais deparam-se a leste (lado de Minas Gerais) a serra do Lopo, o Morro dos Souzas e do Guaripocaba. Ao Sul, o morro da Botina. Ao norte e nordeste, as serras do Pântano, de Araras e Anhumas.

 

Lugares para passarinhar

Gosto muito de sair para fotografar em alguns locais na minha região, como na Serra do Lopo – Extrema – MG, lá parece que o verbo conjuga em uma harmonia total, o clima, as aves, a vegetação, os animais e o homem, tudo isto é bom demais, recomendo. O local tem Pousadas aconchegantes. Brevemente passo a lista das sps encontradas no local.

Outro local que recomendo é Monte Alegre do Sul, lá na terra do amigo Gonza, onde a avifauna é rica de lindas sps. Em breve posso acrescentar listas das sps. A Pousada da Fazenda é o local preferido  para quem quiser curtir a natureza em todos os sentido, se alimentando de uma comida caseira, daquelas delícias feitas no fogão a lenha, fotografando aves e macaquinhos como o Callithrix jacchus, sagüi-de-tufos-brancos.

Mais uma dica para desfrutar dos prazeres que a natureza nos proporciona é a região de Joanópolis, eu fico na Pousada Monte Leone (que pertence à minha filha) e saio para fotografar pela redondeza. Só na Pousada, já registrei 130 sps de pássaros, algumas sps de macaquinhos, como o Callithrix aurita, sagui-da-serra-escuro, o Callithrix penicillata, sagüi-de-tufos-pretos; mico-estrela, passeios de chalana pela represa também é uma ótima pedida.