Exposição BEIJA EU de Edilene e Paulo Guerra na Livraria Espaço União – Jaú Shopping – SP. Abertura dia 27/09 às 20h com apresentação de Bia Colletti.

 

  • Exposição BEIJA EU de Edilene e Paulo Guerra
  • Livraria Espaço União – Jaú Shopping
  • Abertura dia 27/09 às 20h com apresentação de Bia Colletti
  • Neste post: algumas das fotos da exposição

Abaixo a entrevista que Edilene e Paulo Guerra responderam para Juliana Parra, publicitária da Livraria Espaço União e colonista do Jornal Comércio do Jahu.

Poderiam me contar um pouco da história de vocês?

Eu e Edilene nos conhecemos no ano de 2003 na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino, onde trabalhávamos. De uma bela amizade surgiu um relacionamento que culminou em casamento, selando essa união. Desde então, nosso mundo, nossos gostos e nossa cumplicidade só vem aumentando.

Em que trabalham?

Trabalhamos como professores. Edilene é Professora de Educação Infantil, com habilitação em Letras, por isso, também, lecionava na Educação de Jovens e Adultos. Além de Professor de História, fui por 8 anos Coordenador da EJA do município. E nos dias atuais, sou Supervisor de Ensino da Rede Pública Estadual.

Como surgiu essa paixão por fotografias?

Creio que sempre fomos ligados ao mundo da fotografia, mas sem nos aventurar a praticar de forma continua e sistemática. Em 2008 compramos uma câmera compacta superzoom e para dominar as funcionalidades, comecei a clicar e voltei para casa com uma foto de um bem-te-vi. A Edilene que sempre gostou muito de aves, comentou: essa era a foto que eu queria ter feito. A partir daí, começamos a fotografar as aves das proximidades de casa, do Parque do Rio Jaú e assim por diante. Unimos nosso amor pela natureza, em especial pelas aves, com a possibilidade do registro permanente.

Criamos o blog Aves de Jaú. Comecei a participar de várias comunidades e sites específicos até culminar na participação no site Wiki Aves.

http://observatoriodeaves.blogspot.com.br/

http://www.wikiaves.com.br/perfil_pauloguerra

http://www.wikiaves.com.br/perfil_edileneguerra

A observação de aves e da natureza entrou decisivamente em nossas vidas. Passamos a perceber um mundo novo e mais completo. Junto com a apreciação estética, veio a busca de um posicionamento ético. Se as aves são tão bonitas encantadoras, deveríamos fazer de tudo para poder preservar seu habitat ou sua existência. Por isso, que nossa atividade tem um alcance maior que um simples hobby ou uma coleção de belas imagens.Propiciamos a possibilidade do levantamento da avifauna e ainda podemos exercer o papel de fiscais da natureza. Além da divulgação podemos apoiar causas de defesa e conservação do meio ambiente.

Como vai chamar a exposição? Beija eu?

A exposição vai se chamar BEIJA EU. Referência direta ao beija-flor e sua atividade de polinização das flores em busca do néctar. Alusão ao ato carinhoso de beijar e na aproximação com o universo do som, do canto, da música. Por sinal, na abertura no dia 27/09, as 20h teremos a ilustríssima presença de Bia Colletti abrilhantando e fazendo a união dessas duas artes: fotografia e música. E ainda, duas surpresas bacanas durante a exposição que serão reveladas para quem visitar a exposição.

Conte um pouco como produziram essa exposição.

A ideia surgiu logo após fazermos a Exposição Aves de Jahu na Livraria Espaço União o ano ano passado, quando fomos observar aves ou “passarinhar” na Reserva Guainumbi em São Luis do Paraitinga, próximo a Ubatuba. Nesse paraíso e no Sítio Folha Seca em Ubatuba fotografamos muitas espécies de beija-flor. Não poderíamos guardar o registro de tanta beleza e encantamento. Partimos então, para reunir nossas fotos, fotografar o máximo possível e estabelecer um padrão para compartilhar com todos.

Quais fotógrafos inspiram vocês?

Creio que devemos muito a tantos fotógrafos, pois nos sentimos sempre aprendizes e iniciantes. Isto não é falsa modéstia. Nossa vontade sim, que é imensa, em certas horas, até mesmo desmedida. Mas, gostaria de citar dois fotógrafos maravilhosos: Luiz Ribenboim e Vicente João Pedro. O mestre Vicente todos conhecem, o Luiz é um querido amigo e um fotógrafo primoroso que sempre nos incentivou tanto em todos os sentidos:

http://www.wikiaves.com.br/23585&t=u&u=70&o=ma&p=1

http://www.wikiaves.com.br/90616&t=u&u=70&o=ma&p=1

http://www.wikiaves.com.br/525761&t=u&u=70&o=ma&p=1

http://www.wikiaves.com.br/499011&t=u&u=70&o=ma&p=2

 

Onde vão fazer fotos normalmente?

Sempre fazemos nossas fotos na Marambaia, foz do rio Jaú (um verdadeiro santuário), na Fazenda Limeira(do amigo de passarinhadas, Paulo Campana), Mata do Amadeu Botelho e Parque do Rio Jaú. E em Jaú existe um lugar especial para observar corujas e gaviões, nos altos do jardim Juliana. Onde registramos, dois rapinantes em perigo de extinção, o gavião-do-banhado e o mocho-dos-banhados, este último está condenado a perda de seu local de reprodução pela falta de planejamento urbano em nossa cidade. Infelizmente, de uma maneira geral Jaú sempre se caracterizou pelas agressões sucessivas e descuido com o meio ambiente:perda quase completa de sua cobertura vegetal original, poluição de rios e córregos, aterramento de mananciais, uso indiscriminado de defensivos agrícolas, queimadas, ausência de matas ciliares, caça e aprisionamento de aves e segue a lista.

Quando o termo “passarinhar” passou a fazer parte da vida de vocês?

Observar aves vem do termo inglês birdwatching. Por sinal, uma atividade bastante difundida e respeitada em muitos países. Preferimos, de maneira carinhosa tratar nossa atividade de passarinhar, para demonstrar que é possível gostar de aves sem aprisioná-las em gaiolas. Muitas pessoas deixaram e devem deixar essa prática para observar a ave LIVRE na natureza e de preferência na companhia de bons amigos.