Será realizada em São Paulo, de 8 de abril a 19 de maio, a exposição de fotos “Aves da Cidade de São Paulo”. O objetivo do evento é divulgar a diversidade da avifauna paulistana e a observação de aves como atividade de lazer viável mesmo numa metrópole como São Paulo, incentivando o uso do espaço urbano (praças, parques e demais áreas propícias) para o birdwatching.

exposição_Aves_Sao_Paulo

O tangará (Chiroxiphia caudata) Swallow-tailed Manakin pode ser visto na Cantareira

 

  • Texto: Bruno Arantes.
  • Organizadores da exposição: Bruno Arantes de Andrade Bueno, Carlos Beutel, Larissa Helen Silva
  • Apoio: Apfel Restaurante Vegetariano
  • Página oficial do evento no Facebook
  • A exposição não é concurso fotográfico, e não tem fins lucrativos. O único objetivo é mostrar um pouco das belezas que existem na cidade
  • As fotos podem ter sido feitas em outro local, basta que a espécie faça parte da lista da cidade de São Paulo. Você pode ver a lista neste link: http://wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=3550308

Página permanente da exposição na Virtude-AG

Em apoio à iniciativa do Bruno, Larisa e Carlos, a Virtude-AG criará uma página para a exposição, onde ficarão as imagens selecionadas.

Essas fotos (assim como todas as outras do site) terão os créditos dos autores e só serão usadas no próprio site Virtude-AG (ou alguma eventual divulgação no Facebook ou em algum outro site) no contexto de divulgação da Exposição Aves da Cidade de São Paulo.

 

A organização da exposição convida todos os fotógrafos de aves, profissionais ou amadores, a participarem da exposição enviando suas fotos até o dia 31 de março para o email exposicao@arabirding.com. Não há custos para participar da exposição que, por não se tratar de um concurso e sim de uma ação de divulgação do birdwatching sem fins lucrativos, também não oferece premiação aos participantes. Apesar do tema da exposição ser as aves da cidade de São Paulo, não é requisito para a participação que a foto tenha sido tomada no município. Os trabalhos podem ser de qualquer parte do Brasil, desde que a espécie retratada ocorra também no município de São Paulo.

As fotografias serão expostas na unidade Centro do Apfel Restaurante Vegetariano, onde será realizado o coquetel de abertura no dia 8 de abril. Acostumadas a exibir obras de artistas plásticos, fotógrafos e poetas, as paredes do restaurante cederão espaço aos trabalhos de fotógrafos e observadores de aves que queiram contribuir na divulgação do birdwatching para o público paulistano.

A ideia de utilizar o espaço do restaurante para essa exposição foi proposta ao proprietário do local por dois observadores de aves (Bruno Arantes Bueno e Larissa Helen Silva) que viram no grande fluxo diário de pessoas uma boa oportunidade de divulgar as aves para o público do centro da cidade, acostumado com o cotidiano em meio aos arranha-céus que dominam a região. A expectativa é que as pessoas se surpreendam com a diversidade e a beleza das aves que existem em São Paulo e se interessem em saber mais sobre o birdwatching. As fotografias expostas serão complementadas por textos descrevendo os hábitos e curiosidades de cada espécie, bem como a indicação de locais na cidade onde elas podem ser observadas.

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o email: exposicao@arabirding.com


 

Regulamento da Exposição

Exposição de fotografias “Aves da Cidade de São Paulo”

Apesar do crescente número de birdwatchers no Brasil, a observação de aves ainda é desconhecida pela maioria das pessoas, especialmente nas grandes cidades. A cidade de São Paulo, apesar de ser uma imensa metrópole, abriga uma grande riqueza de aves: mais de 350 espécies diferentes podem ser encontradas no município, principalmente nas áreas verdes de parques e reservas florestais. Pelo menos 100 espécies diferentes também estão presentes em locais bem conhecidos dos paulistanos como o Parque do Ibirapuera, Parque Ecológico do Tietê, e mesmo no centro da cidade!

Com o objetivo de divulgar a observação de aves no município de São Paulo, estamos realizando, em parceria com o Apfel Restaurante Vegetariano, uma exposição de fotografias de aves com o tema “Aves da Cidade de São Paulo”. A participação na exposição é gratuita e as fotos selecionadas serão expostas na unidade Centro do restaurante entre os dias 08 de abril e 18 de maio.

Participe enviando sua(s) foto(s) e ajude a divulgar a riqueza da avifauna de São Paulo!

O principal objetivo desta exposição é divulgar a diversidade da avifauna paulistana e a observação de aves como atividade viável numa grande cidade como São Paulo, incentivando o uso do espaço urbano (praças, parques e demais áreas propícias) para o birdwatching. Acreditamos que o público que ainda não conhece a observação de aves terá, através da exposição, a oportunidade de descobrir uma nova opção de lazer saudável e inteligente.

Importante: Esta exposição não é um concurso de fotografias. A escolha das imagens para a exposição será feita visando a divulgação da maior quantidade de espécies possível. Todas as imagens são bem-vindas, não importando se são de aves comuns ou de espécies raras.

 

Orientações para participação

Tanto fotógrafos amadores quanto profissionais são convidados a participarem desta exposição, não havendo limites de idade. As inscrições são gratuitas e não será cobrada nenhuma taxa dos participantes selecionados.

As fotografias a serem expostas serão selecionadas pela comissão organizadora do evento. A seleção observará, basicamente, a adequação da imagem aos objetivos propostos para a exposição e critérios técnicos como a composição da cena e a definição da imagem.

Os participantes deverão observar os seguintes critérios para submissão de suas fotografias:

  • as fotografias deverão retratar espécies de aves nativas brasileiras ocorrentes no município de São Paulo, fotografadas em território brasileiro. Não é necessário que as fotos tenham sido feitas na cidade de São Paulo, porém as espécies retratadas deverão constar na lista de aves do município.
  • as fotografias deverão ser de aves livres vivendo em ambiente natural; não serão aceitas imagens de aves de estimação ou em cativeiro.
  • as imagens não deverão conter quaisquer marcas d’água, legendas, bordas ou imagens de pessoas.
  • as fotografias poderão ter sido manipuladas em computador para ajustes de composição, cores, contraste, brilho, etc., porém não serão aceitas imagens que tenham sofrido alterações significativas (montagens, distorções, etc.).

Cada participante pode submeter até 5 (cinco) fotografias. Os arquivos enviados devem estar em formato JPEG com no mínimo 2.000 pixels em sua menor dimensão e resolução mínima da câmera de 5 mega-pixels. O envio das fotos deve ser feito via e-mail para o endereço exposicao@arabirding.com

Para cada foto enviada, deverão ser informados: nome completo do autor, espécie retratada (nome popular e científico), local, data, e telefone de contato.

As fotografias serão recebidas impreterivelmente até o dia 31 de março de 2013.

Orientações gerais

A impressão das fotos e montagem da exposição serão de responsabilidade exclusiva da comissão organizadora.

As fotos selecionadas serão expostas no salão do Apfel Restaurante Vegetariano – unidade Centro – (R. Dom José de Barros esquina com R. Barão de Itapetininga) no período de 08 de abril a 18 de maio de 2013.

Por se tratar apenas de uma exposição sem fins lucrativos e com o objetivo de divulgar a observação de aves na cidade de São Paulo, não haverá premiação para os participantes. Aqueles que tiverem interesse poderão solicitar à comissão organizadora a emissão de certificado de participação.

Ao submeterem os arquivos, os participantes estarão concedendo à comissão organizadora o direito de uso de imagem das fotografias exclusivamente para fins de exposição e divulgação do evento.

Calendário

  • 9 a 31 de março: Prazo para envio de fotografias.
  • 1° a 7 de abril: Seleção das imagens para a exposição. Os fotógrafos selecionados receberão
  • confirmação via email.
  • 8 de abril: Coquetel de abertura.
  • 8 de abril a 18 de maio: Exposição das fotografias selecionadas.

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o email: exposicao@arabirding.com

Atenciosamente,

Bruno Arantes de Andrade Bueno, Carlos Beutel, Larissa Helen Silva (organizadores).

 

Onde passarinhar na cidade de São Paulo e nos arredores

Painel_capitais_SP-2

Eventos