Venha participar dos Festivais do papagaio-charão e do papagaio-de-peito-roxo

Data: 29 de abril a 01 de maio de 2017
Local: Urupema – SC

Texto e fotos: Vanessa Kanaan
Diretora Técnica do Instituto Espaço Silvestre
Membro da Comissão de Especialistas em Reintrodução da IUCN-SSC
www.espacosilvestre.org.br

O festival é uma oportunidade única no mundo de ver bandos de milhares de papagaios-charões que migram anualmente do Rio Grande do Sul para Santa Catarina em busca do pinhão. Na mesma ocasião, é possível ver centenas de papagaios-de-peito-roxo na região, alguns dos maiores bandos registrados atualmente na sua área de ocorrência que no Brasil vai do Sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Além das saídas para observação dessa duas espécies de papagaios ameaçados de extinção e diversas outras aves, todos estão convidados à visitar estandes e ver palestras gratuitamente!

Esse ano o festival terá 3 dias de duração (29 de abril a 01 de maio de 2017). No domingo os participantes poderão assistir a uma apresentação muito especial sobre o trabalho pioneiro de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias. Pela primeira vez, o Instituto Espaço Silvestre (ONG responsável pelo projeto), o Parque Nacional das Araucárias (ICMBio) e as Amigas dos Roxinhos (artesãs do projeto de geração de trabalho e renda do Instituto Espaço Silvestre) vão se unir para contar como a volta dos papagaios-de-peito-roxo mudou a realidade da floresta e da comunidade que vive no entorno dessa unidade de conservação.

Se tiver dúvidas, ou para acompanhar as novidades sobre o festival, acompanhe nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/festivaldospapagaios