Venha participar do II Festival do Papagaio-Charão, em Urupema – SC. Por Dario Lins.

900X640

 

Na cidade de Urupema (serra Catarinense), cidade mais fria do Brasil acontece entre os meses de abril a agosto um verdadeiro espetáculo nos céus. Enormes bandos de papagaios-charão (Amazona pretrei), cortam diariamente o horizonte apresentando um show de cores e sons de encantar qualquer um, especialmente aqueles que praticam o birdwatching.

Todas as manhãs assim que o sol nasce no horizonte os papagaios-charão se deslocam de Painel para Urupema onde passam o dia se alimentando de pinhão, e ao final do dia antes do crepúsculo retornam na mesma rota para pernoitarem num dormitório coletivo que fica localizado entre Painel e Bocaina do Sul. O espetáculo se torna surreal para os observadores porque essa bela ave psitacídea está na lista das espécies ameaçadas de extinção.

Além dos papagaios-charão Urupema conta com outras aves raras, as quais têm despertado o interesse de biólogos, ornitólogos e observadores. Espécies como o grimpeirinho (Leptasthenura striolata), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus), veste-amarela (Xanthopsar flavus), caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri), pedreiro (Cinclodes pabsti), coruja-listrada (Strix hylophila), corujinha-do-sul (Megascops sanctaecatarinae), tesoura-cinzenta (Muscipipra vetula), tico-tico-do-banhado (Donacospiza albifrons), tapaculo-ferreirinho (Scytalopus pachecoi), tio-tio (Phacellodomus striaticollis), canário-do-brejo (Emberizoides ypiranganus), caboclino-de-barriga-preta (Sporophila melanogaster).

Venha viver essa emoção!

Opções de Hospedagem http://www.cidademaisfriadobrasil.com.br/onde-ficar.php