Aproveite o início da temporada de inverno para fazer um passeio diferente em Gonçalves. Exposição fotográfica e saída fotográfica para observação de aves no Clube Recreativo de Gonçalves, no dia 1 de julho de 2012.

  • Exposição fotográfica, bate-papo e saída fotográfica em Gonçalves – MG
  • Guia ornitológico no evento: Rafael Fortes
  • Apoio ao evento: Pousada Bicho do Mato
  • Local da exposição e do bate-papo: Clube Recreativo de Gonçalves, fica no centro da cidade, é difícil se perder.
  • Informações e reserva para a saída fotográfica: pousada@pousadabichodomato.com.br ou (35) 3654-1350

Vista da bela e tranquila cidade de Gonçalves

  • Texto e fotos deste post: Vinícius Pontello

É com grande alegria que divulgo para vocês os primeiros resultados do projeto para a divulgação da Cidade de Gonçalves, ao Sul de Minas Gerais, como uma ótima opção para a prática de Observação de Aves e mais, como detentora de um importante e ameaçado ambiente da Mata Atlântica de Altitude, as Florestas de Araucária.

Já existe um trabalho muito importante de levantamento de avifauna nesta região, feito pelos Pesquisadores Marcelo Ferreira de Vasconcelos e Santos D’Angelo Neto (First assessment of the avifauna of Araucaria forests and other habitats from extreme southern Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Brazil, with notes on biogeography and conservation l Primeira avaliação da avifauna das Florestas de Araucária e outros habitats do extremo sul de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Brasil, com notas sobre biogeografia e conservação) onde é apresentado um riquíssimo levantamento ornitológico com a identificação de inúmeros espécies e ambientes. Estas informações somadas aos registros dos Observadores de Aves que freqüentam a região também tem formatado um mapa de pontos para a Observação, bem como novas listas de espécies.

Com apoio do COAVAP (Clube dos Observadores de Aves do Vale do Paraíba), da Pousada Bicho do Mato (usuária Isabel Lira aqui do WA) e do ComTur (Conselho de Turismo da Cidade) teremos um espaço dedicado a Observação de Aves durante o Festival de Inverno deste ano, que contará com a Exposição de Fotos com Aves de Gonçalves, um bate-papo sobre a Observação de Aves (e tudo que a envolve) e uma Passarinhada.

O Guia Oficial do Projeto é o Rafael Fortes, que há tempos freqüenta a região e que possui um grande conhecimento das Aves da Mata Atlântica.

Estão todos convidados a participar e a conhecer nossa região.

Mapa para chegar a Gonçalves