10748625_345519228962424_1916175750_n

 

Anúncio do Curso

A observação de aves, também conhecido como birdwatching ou birding, é uma das atividades eco turísticas que mais se desenvolve no mundo.

O Brasil ocupa posição de destaque por possuir a segunda mais rica diversidade de aves (1901 espécies), perdendo apenas para a Colômbia. Apesar de já estar consolidada em países do Hemisfério Norte, a observação de aves é recente no Brasil e, nesse sentido, atrai cada vez mais e mais pessoas. Conheça os primeiros passos e o que você precisa saber sobre vestuário e equipamentos, ferramentas e técnicas e comportamento em campo.

O biólogo, guia e diretor do Ecoavis , Eduardo Franco é o responsável pelo curso que  irá apresentar os conhecimentos básicos e as técnicas necessárias para a prática da observação de aves no Brasil.

O curso acontece no FEENA em Rio Claro, no interior de São Paulo no dia 22 de novembro de 2014 das 8h às 18h e contará com certificado de participação.

Mais informações, inscrições e valores podem ser obtidos diretamente pelo e-mail:geraldopanucci.birding@yahoo.com.br

• SERVIÇO:
Curso: Introdução a Observação de Aves – Biólogo e Guia Birdwaching Eduardo Franco
Local: FEENA Rio Claro – SP (Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade)
Data: 22 de novembro de 2014 – das 8h às 12h  e das 14h às 18h.
Atividades teóricas e práticas.
Informações adicionais e inscrições: geraldopanucci.birding@yahoo.com.br

 

Relato de como foi o curso – por Eduardo Franco

Originalmente publicado em: http://historiasdeobservador.blogspot.com.br/2014/11/curso-introducao-22112014.html

CURSO – Introdução à Observação de Aves – Rio Claro/SP

FOTO OFICIAL 2

Grande turma do Curso de Introdução à Observação de Aves em Rio Claro/SP

Donisete 01

Guiando a turma dentro da FEENA em Rio Claro/SP. Foto: Donisete Almeida.

Donisete 02

Guiando a turma dentro da FEENA em Rio Claro/SP. Foto: Donisete Almeida.

No final de semana de 22/11/2014 estive em Rio Claro/SP para ministrar mais um Curso de Introdução à Observação de Aves. O curso foi realizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) e foi organizado pelo observador Geraldo Panucci e sua esposa Cecília Masieiro. O evento na verdade se tornou um pequeno workshop. Teve início com uma introdução sobre a Floresta, apresentada pelo Gabriel Castellano e, após meu curso, uma excelente palestra do Flávio Guglielmino, sobre suas experiências com birdwatching.

Desde a primeira visita ao local, na tarde do dia anterior, percebi que seria um excelente curso. Apesar de ser uma antiga fazenda de cultivo, produção e coleção de eucaliptos, a FEENA possui uma história bastante interessante, apresenta vegetação nativa em franca recuperação e uma beleza cênica de encher os olhos.

No dia seguinte, logo cedo nos encaminhamos para o local do evento. Ajeitamos a sala e os equipamentos e, quando a turma foi chegando, o frio na espinha foi inevitável. Primeiro pela quantidade de gente (quase 40 pessoas), segundo pela aparência de observadores avançados (o que aumenta a responsabilidade) e terceiro por que era um lugar totalmente desconhecido para mim. Após a ótima fala do Gabriel, que apresentou bem rapidamente um histórico do local e alguns números em relação ao meio biótico, iniciei o curso falando sobre a história da observação de aves e a relação do homem com os passarinhos. Após terminar essa etapa, já estava mais relaxado e me senti bem recebido pelos amigos presentes. Depois foi só seguir com a aula normal, passando pelos tópicos sobre os primeiros passos para se começar a observar aves. Logo após o término do curso teórico e o intervalo para almoço, voltamos e partimos para uma passarinhada. Foi excelente, muitos passarinhos permitiram fotos e outros deram um pouco de trabalho. Algumas novidades para mim e várias para quem estava começando. Devido ao horário e à chuvinha que insistia em cair, a lista de espécies registradas foi acanhada, mas bem bacana. Na caminhada de volta fui começando a receber os elogios e feedbacks positivos em relação ao curso e ao dia que passamos juntos. Só ai o sentimento de missão cumprida apareceu. Muito bom, feliz demais por ter conhecido a região e as pessoas. Espero ter deixado uma sementinha e que essa turma organize um forte grupo de observação da região. Continuem contando comigo!

Agradeço o convite do Geraldo, às participações dos novos amigos Gabriel e Flávio e as oportunas contribuições do Dario Sanches durante todo o evento. Agradeço aos novos amigos e amigas que fiz, pelo carinho e calorosa recepção com que fui recebido. Espero em breve poder retornar na região.

10822604_358434321004248_610956301_n

Certificado de participação no curso

10825040_358434274337586_947626378_o

Camiseta criada especialmente para o evento

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)