RPPN-Alto-Montana_nov14

 

  • Texto: Kassius Santos

O Instituto Alto-Montana da Serra Fina realizará nos dias 22 e 23 de novembro mais uma “passarinhada” com o guia Kassius Santos. A hospedagem será na Fazenda Pinhão Assado, sede da Reserva do Patrimônio Particular Natural (RPPN) Alto-Montana, localizada na Serra da Mantiqueira, no município mineiro de Itamonte. Tendo sido um hotel de campo no passado (Hotel Casa Alpina), a sede da RPPN conta com uma excelente estrutura para receber os participantes do evento.

O roteiro da “passarinhada” incluirá a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia e a área da RPPN Alto-Montana, que abriga um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica da região. Na RPPN já foram registradas cerca de 270 espécies de aves, muitas das quais ameaçadas de extinção, como o gavião-pega-macaco, o gavião-pombo-pequeno, a tesourinha-da-mata, o caneleirinho-de-chapéu-preto e a araponga, entre outras.

Um guia de aves da RPPN Alto-Montana, em formato pdf, pode ser baixado gratuitamente pelo link:

https://drive.google.com/file/d/0B3nlre3xkCsoN0podzd2OVh0MTg/view?usp=sharing

Para inscrições e informações detalhadas, entrem em contato pelo e-mail: institutoaltomontana@gmail.com ou pelos telefones divulgados.

Veja relato de como foi a passarinhada de fevereiro de 2015 na Alto-Montana: