cartaz-web

 

1a passarinhada no Sítio Serra dos Órgãos

  • Texto: Marcos Werneck Jeronymo
  • Imagens de divulgação do Sítio Serra dos Órgãos

Nossa proposta é que as pessoas se movimentem pelos espaços dos 5.2 hectares do sítio que tem 150m de desnível e vários nichos, como um riachinho com mata ciliar conservada, canteiros de agricultura orgânica com verduras e árvores frutíferas, ruas da localidade com fiação e pequenas árvores onde ficam as espécies mais adaptadas ao convívio humano. E, para os mais aventureiros há a borda da mata.

Para quem quiser fotografar com tripé temos alguns bons pontos de observação. Existem muitas aves residentes que darão boas fotos mesmo para quem não quiser se distanciar das áreas urbanizadas do sítio.

Ainda não temos levantamento de espécies do Sítio, mas a expectativa é promissora. A cidade de Petrópolis tem 393 espécies de aves cadastradas no Wikiaves, e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem uma lista oficial de 464 espécies.

O Sítio tem fácil acesso. Fica a 36km de Petrópolis, 100km do Rio de Janeiro. Da BR são apenas 3km de estrada de terra. Veja como chegar, inclusive de ônibus.

É importante ressaltar que não somos uma pousada. Somos um centro de estudos inserido em uma área propícia para a atividade. Temos capacidade para receber 50 pessoas. As acomodações no local são simples, os participantes que ficarem para pernoitar dormirão nos alojamentos coletivos do Shiva Ashram (um pequeno mosteiro que fica no Sítio Serra dos Órgãos) ou no camping. Quem vier acampar deve trazer a própria barraca. Caso haja interesse em acomodações mais confortáveis existem algumas boas pousadas na região.

Contaremos com o apoio de um biólogo, o Edvandro Ribeiro, que é bom conhecedor das aves da região, inclusive das vocalizações. Por favor, tenham em mente que este não será um evento como uma saída guiada, em que um guia ornitológico atende 6 ou 8 pessoas com exclusividade. Edvandro circulará pela propriedade ajudando as pessoas que estiverem presentes no dia. Se houver vários grupos, ele ficará um pouco com cada um.

A programação será divulgada em breve em nossa página no Facebook www.facebook.com/asasdoashram. A intenção é começar com o passeio logo cedo, uma palestra explicando o projeto por volta das 11h e logo depois o almoço. Podem fazer observação noturna. No domingo haverá a observação matinal, seguida de café-da-manhã e após o almoço sugiro fazermos um balanço do que foi visto por todos. Quem estiver sem pressa de ir embora pode ficar até o final do entardecer. Os participantes podem fazer uma meditação ou uma aula de ioga se estiver ocorrendo, mas não faz parte de nossa programação.

O valor do evento é de R$ 220. Esse valor inclui refeições no sábado e no domingo, pernoite de sábado para domingo nos alojamentos coletivos, camiseta do projeto, apoio do biólogo, e certificado de participação. Quem quiser chegar na sexta, acréscimo de R$ 100 pelo pernoite e alimentação. É preciso trazer lençol e toalha. Neste vídeo você pode ver um pouco da propriedade, nossa horta, e as instalações:

Clip

A alimentação é vegetariana, com muita coisa colhida no próprio sítio, dentro da linha de alimentação consciente do projeto “Cozinhando com Sotaque” que atualmente se desenrola no sítio. https://www.facebook.com/cozinhandocomsotaque?fref=ts

Informações adicionais

Não existem trilhas para caminhadas no Parque Nacional nessa localidade. Não há uma cerca delimitando o limite entre o sítio e o Parque, mas só permitimos que pessoas utilizem o local como base para caminhadas na área do Parque se tiverem autorização deles.

É possível visitar o sítio em outras datas, fora o evento da 1a passarinhada, mas é preciso combinar com antecedência. Não estamos abertos à visitação sem prévia combinação. Também é interessante que os carros sempre venham com o máximo de pessoas, temos pouco espaço para estacionamento.

Qualquer dúvida, entrem em contato pela página do Facebook: www.facebook.com/asasdoashram

cartaz-web-precos

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)