Levantamento das espécies de aves dos parques da prefeitura, entrevistas para a tv local, exposições nos parques. O levantamento das aves do Parque do Itaim, em Taubaté, vai ajudar no projeto de transformar o parque em uma unidade de conservação, segundo o secretário do meio ambiente Renato Felgueiras.

Rafael Fortes, Luiz Otavio Valério, Lucas Valério, Rivaldo Valério e sua filha Bruna, no Parque do Itaim, Taubaté – SP

 

Texto: Lucas Valério, com ajuda do Felipe Bittioli Gomes, membros da Virtude-AG.

Nossa história com as aves da região de Taubaté e Tremembé, interior de São Paulo, começou com a vontade de passarinhar na área da ARIE da Pedra Branca – Área de Relevante Interesse Ecológico da Pedra Branca – conhecida na região como Mata da Prefeitura, que fica entre os municípios de Taubaté e Tremembé. A área é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté, precisaríamos de uma autorização, a qual solicitamos junto ao Departamento de Meio Ambiente. Conseguimos uma autorização para apenas seis meses de atividades, e então começamos a fazer visitas ao local. Fizemos um levantamento de algumas aves, e ao término da validade da autorização, redigimos um relatório caprichado, com uma lista de espécies e fotos e apresentamos ao secretário de meio ambiente de Taubaté.

Nesse momento se iniciou o interesse da Prefeitura em desenvolver o levantamento das aves em outros parques da cidade, começamos a fazer o levantamento também no Parque do Municipal do Vale do Itaim.  Descobrimos que o local serve de refúgio para pelo menos 135 espécies de aves, o que nos surpreendeu e não era esperado, já que o parque é grande, mas muito próximo da cidade.

Fizemos uma atividade de observação no Parque do Itaim com as pessoas que já o frequentavam para caminhadas. Foi um sucesso, já que a caminhada foi acrescida dos cantos das aves, tornando-a muito mais prazerosa.  Além desta atividade, fizemos também duas pequenas exposições com painéis na sede do parque, apresentando ao público algumas fotos de aves que habitam o parque.

Outras interessantes atividades de exposição e divulgação das aves na região foram diversas entrevistas para a programação de canais de televisão regionais, revistas e jornais, contando sobre as aves que habitam o local. Durante o levantamento no Parque do Itaim, conseguimos encontrar a anhuma (Anhima cornuta) que reverteu num artigo (Revista Atualidades Ornitológicas, 166, Março/Abril 2012) sobre a nova ocorrência da mesma no Vale do Paraíba paulista, mais uma forma de divulgação, essa científica.

A Prefeitura de Taubaté tem projetos para transformar o Parque do Itaim em uma reserva (possivelmente uma RPPN ou ARIE) para evitar futuros danos ao local. Outro plano da administração pública atual é implementar palestras e distribuir folhetos para as crianças que visitam o parque, contando a história das aves, numa tentativa de conscientizá-las do mal que se faz em colocá-las dentro de gaiolas.

Com tanta animação do pessoal, estamos em processo de legalização do COAVAP, Clube de Observadores de aves do Vale do Paraíba Paulista, que já tem atividades desde 2008, com alguns de seus membros publicando artigos. Estamos ampliando nossa área de atuação, indo além do foco científico, com projetos futuros de palestras, cursos para estudantes do ensino fundamental e médio, trabalho com deficientes visuais através do toque em aves taxidermizadas, entre outros projetos, que com a legalização do grupo se tornarão muito mais fáceis.

Os levantamentos e atividades das aves nos dois Parques, a ARIE Pedra Branca e o Itaim, ainda continuam, e esperemos dar passos maiores rumo à preservação do meio ambiente aqui em Taubaté, Tremembé e região.

Hoje o COAVAP conta com diversos membros, mas as atividades descritas envolveram principalmente estas pessoas: Lucas Valério, Felipe Bittioli R. Gomes, Marco Crozariol, Rafael Fortes, Rivaldo Valério

Segue alguns link de reportagens do trabalho no parque do Itaim

 

Programa: Planeta Vanguarda – Rede Globo

Participação: Felipe Bittioli R. Gomes, Lucas Valério e Rafael Fortes

 

Programa: Tv Vanguarda – Rede Globo

Participação: Lucas Valério, Rafael Fortes e Rivaldo Valério

 

Programa: Vale Ecologia – Tv Band Vale

Participação: Lucas Valério, Marco Crozariol e Rafael Fortes

 

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)