Na sala de café da manhã do Beira Rio Palace Hotel, em Piracicaba – SP, topamos com estas incríveis pinturas de aves brasileiras.

Odenil_Miranda_set13_19

 

  • Texto e fotos: Claudia Komesu
  • Registro da obra de Odenil Miranda

Todas as mesas tinham pinturas diferentes. Alguma variação de estilo, como se fossem de fases diferentes, algumas mais ou menos caprichadas, mas quase todas totalmente reconhecíveis – exceto o fim-fim e o sanhaçu-do-coqueiro. Estas quem identificou foi o Cris, eu pensando que aves eram aquelas, ele riu de mim e falou “você não conseguiu pensar no mais óbvio. São as aves comuns, mas em que o bico não ficou tão bom como nas outras”.

Cores muito vívidas, representações bastante fiéis das aves. Sei que não estão perfeitas nas proporções e talvez localização das cores. Não são ilustrações científicas, mas como ilustrações artísticas ultrapassam o grau geral de fidelidade ao real. Uma pena não ter os nomes das espécies também.

Procurei referência, mas só achei este pequeno artigo:

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=394163

Num outro artigo, falava de um céu que Odenil pintou o teto de um outro hotel da rede. Então se alguém quiser entrar em contato, é possível que alguém dos hotéis possa ter essa informação.

http://www.beirariopalacehotel.com.br/

Odenil, se você ler este post, seria um prazer mostrar mais da sua obra da natureza brasileira.

Se você é artista plástico e gostaria de mostrar seu trabalho sobre a natureza brasileira, entre em contato comigo. Claudia.komesu@gmail.com