Que tal mostrarmos pro mercado que existem birdwatchers? Com 2 minutos do seu tempo você pode mandar um e-mail para a Hering, e ter a chance de que uma empresa grande mude sua percepção sobre a importância do birdwatching no Brasil.

hering-2

 

  • Texto e foto: Claudia Komesu

Gosto da Hering, e acho legal que eles sempre tenham algo de natureza como tema das coleções. E, entre ignorar a natureza brasileira, ou correr o risco de erros, tudo bem ter errado. Para a maioria das pessoas não é um erro grave, afinal quem sabe de cor nomes científicos ou datas de publicação?

Mas para quem sabe, é chocante ver uma empresa como a Hering chamar a saíra-militar de canário-do-campo, a rendeira de curió, a saíra-douradinha de caboclinho, o beija-flor-de-topete de tico-tico-do-banhado. A maria-leque-do-sudeste não consegui decifrar a letra. Chamar tudo de arara-azul-grande, anos todos errados. Surpreende porque, apesar de ser uma informação restrita, teria sido fácil checar: bastaria que alguém envolvido no projeto tivesse a curiosidade de lançar os nomes no Google, e veria o engano.

Querem mostrar que tem gente que se importa? Sugestão: quando passar por uma Hering, fale com um vendedor, mostre a camiseta, e peça para o gerente entrar em contato com a Hering. E, no site de contato da Hering, mande um pequeno e-mail, respeitoso, mas que mostra que tem gente para quem essas informações fazem diferença.

Site da Hering com campo para mandar e-mail: http://www.hering.com.br/contato

Sugestões de mensagens:

“Prezada Hering, fico contente em ver roupas com aves brasileiras. O Brasil é campeão de biodiversidade, mas suas belezas ainda são pouco conhecidas. Gostaria de ver mais peças com temas da fauna brasileira, em especial aves, mas tenho uma observação: a camiseta da atual coleção está com os nomes científicos todos trocados. Para saber mais sobre aves: wikiaves.com.br ou virtude-ag.com. Obrigado!”

“Prezada Hering, parabéns pela camiseta com aves brasileiras. Me interessou, e eu compraria essa ou outras com estampas das nossas belas aves, mas a da atual coleção tem um problema: os nomes científicos estão errados, são de outras espécies. Para saber mais sobre aves: wikiaves.com.br ou virtude-ag.com. Obrigada!”

“Prezada Hering, sou cliente e gosto das coleções com temas de natureza. Gostaria de ver mais peças com temas da fauna brasileira, em especial aves, mas tenho uma observação: a camiseta da atual coleção está com os nomes científicos errados. Para saber mais sobre aves: wikiaves.com.br ou virtude-ag.com. Obrigado!”

 

A Hering também tem página no Facebook, inclusive com uma modelo usando essa camiseta, mas acho que não é o local para colocar esse tipo de informação

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=445485402189407&set=a.129547430449874.25142.128646277206656&type=1&theater

Sugiro que o tom de comunicação seja ameno, porque apesar de ser chocante pra quem sabe, para o leigo pode parecer algo sem importância. E não gostaria que a Hering concluísse que birdwatchers são chatos neuróticos, e sim que há um mercado de pessoas que comprariam roupas com temas bonitos de aves brasileiras.

 

Atualização em 15/mar/2013

Descobri de onde são as ilustrações da Hering. Todas foram feitas pelo ilustrador William Swainson (1789-1855), e estão no Wikimedia Commons porque o copyright expirou. São boas ilustrações (e, na minha humilde opinião, a camiseta seria mais bonita sem o tratamento na imagem para borrar e tirar a resolução do desenho).

O nome dos arquivos é o nome científico da ave, seria um motivo a mais para não haver erro na ilustração final.

E considero este um outro ponto em que a Hering poderia ter agido diferente: não era obrigatório, mas teria sido um respeito ao autor se em algum pedaço da camiseta houvesse a informação de que as ilustrações foram feitas por William Swainson, e que as imagens haviam sido “artisticamente” alteradas.

 

Nessa página da Wikimedia Commons há um link para o livro em PDF no archive.org: http://www.archive.org/stream/selectionofbirds00swai#page/n33/mode/2up

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tangara_cyanoventris_1841.jpg#

wikimedia_commons