Este álbum é uma compilação de fotografias da área a ser submergida com a construção da Barragem de Abastecimento do Piraí. Todos esses cenários deixarão de existir, caso o projeto seja efetivado. Riquezas históricas, culturais e ambientais se perderão para sempre.

 

  • Fotos: Flávio Garcia

Fotos da Fazenda Pirahy, outro local que vai desaparecer com a construção da Barragem de Abastecimento do Piraí.

http://virtude-ag.com/conheca-salto-itu-antes-das-novas-represas/

Aproveite para conhecer a região antes das obras. Se não podemos impedir o tal progresso, que geralmente subestima os impactos ambientais e não coloca nas contas milionárias da obra a ideia de compensação ambiental, pelo menos podemos guardar as lembranças de quando a terra tinha outro formato e havia mais aves e outros bichos ao nosso redor.

.

Toda a região é muito bonita e tranquila. É incrível pensar que em 1h30 você sai de São Paulo e chega num local com outra sintonia. Mas há perspectiva de muita coisa mudar nos próximos meses. Moradores de Salto me falaram que infelizmente há planos para construção de duas represas: uma na região das fazendas banhadas pelo Ribeirão Piraí e outra na região da Estrada Parque. A represa da região do Piraí vai submergir diversas fazendas e sítios que possuem um grande potencial de diversidade de espécies. Segundo o Flavio Garcia, funcionários da CPFL encontraram até um casal de onças-pardas vagando pela região. Parece não haver estudo sério e aprofundado sobre os impactos ambientais da construção das represas. Também há planos para construção de uma ponte estaiada, que vai acabar com o local que hoje é habitat de colhereiros e pernilongos-de-costas-brancas. (observação de Claudia Komesu, que fez um passeio na região de Salto em agosto de 2012)