Projeto-aves-da-minha-vida_03 - Cópia

 

Birdwatchers de Piraju – SP estão arrecadando contribuições para um projeto de educação ambiental nas escolas públicas e entidades educacionais

Com uma contribuição a partir de R$ 10 você pode ajudar a concretizar esse projeto de educação ambiental.  O projeto está no site Catarse, que recolhe os valores das contribuições. Há uma meta, se o valor não for atingido, o dinheiro é devolvido para quem doou.

Até agora foram arrecadados R$ 4.800. Os birdwatchers de Piraju, liderados pelo José Carlos Garcia, estão cheios de ideias e energia para promover a educação ambiental no município. O dinheiro destina-se à impressão do livro “As Aves da minha Vida” (com 180 páginas) que será utilizado para a formação das crianças de escola pública e de entidades educacionais, na manutenção dos projetos da Associação Pirajuense dos Observadores de Aves, doação de equipamentos fotográficos para iniciantes que demonstraram interesse em observação de aves mas são de famílias de baixa renda. Formação de guias ornitológicos, guias mateiros e agentes ambientais.

Para participar, basta acessar http://catarse.me/pt/piraves, e escolher sua faixa de contribuição.


 Mais informações sobre o projeto

Texto: enviado por José Carlos Garcia, líder do projeto Aves da Minha Vida

OBJETIVOS:

– Fazer com que as crianças reconheçam o valor das aves para o meio ambiente, tornando-as co-responsáveis na proteção e recuperação da Avifauna.

– Mostrar a importância das aves na disseminação das sementes e na polinização das flores e frutos e no reflorestamento de áreas desmatadas bem como da preservação das aves predominantes nesse tipo de bioma.

– Ensinar a função das Aves no controle dos insetos e de animais peçonhentos, evitando doenças, controle da pragas e que a falta das aves e o desmatamento pode causar um desequilíbrio ambiental, tal como um aumento esmagador do número de insetos.

– Promover o respeito e conservação do meio ambiente, retirando e não deixando lixos encontrados em áreas de preservação, desfrutando do ambiente sem atos de vandalismo assim como ensinar a como se portar em áreas de mata densa enumerando os perigos que podem ocorrer

 

METODOLOGIA: Orientações através de cursos de identificação das espécies locais através de livros (guia ornitológico), vídeos, teatros, estórias infantis, pesquisas em sites e pessoas com conhecimentos em Ornitologia.

MATERIAL NECESSÁRIO: Livros para pesquisa contendo as espécies de aves da cidade. Já existe um levantamento de 324 espécies com fotos feito pela Associação Pirajuense dos Observadores de Aves, com livro já editado, aguardando verba para a impressão.

MOBILIZAÇÕES: Visitas a Parques e Unidades de Conservação Ambiental para que o educando possa ter contato direto com o meio ambiente e assim adquirir interesse na atividade de observação e identificação das espécies silvestres, incentivando preservação ambiental.

 

ATIVIDADES: –

– Promover Concursos e Gincanas entre os alunos com atividades de identificação de novas espécies através de desenhos, fotos, vídeos, teatros áudios e Radiodifusão de cantos das aves edêmicas que provavelmente possa viver no tipo de bioma local;

– Incentivar o envolvimento da família do aluno com o objetivo de preservar a avifauna livre na natureza;

– Organizar passeios ecológicos em trilhas para observação de aves, plantas características do local e assim observar a importância da preservação, pois são arvores que mantêm a vida da fauna do lugar.

– Denunciar o tráfico e comercialização das espécies silvestres; divulgação da legislação ambiental e as punições previstas no art. 1º da Lei nº 5.197/67 que proíbe a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha do animal silvestre bem como de seus ninhos, abrigos e criadouros naturais.

– Apresentação de reportagens ou palestras de Ornitólogos e observadores de aves, para conhecer os aspectos negativos de se ter um animal em cativeiro e as dificuldade de sobrevivência novamente na natureza após engaiolamento dos mesmos.

 

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)