Birdwatching 1
Birdwatching
Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
Canário-da-terra (Sicalis flaveola)
Curió (Sporophila angolensis)
Curió (Sporophila angolensis)
Educação Ambiental 1
Educação Ambiental
Educação Ambiental 2
Educação Ambiental
Educação ambiental 3
Educação Ambiental
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
Pintassilgo (Sporagra magellanica)
Pintassilgo (Sporagra magellanica)
Trinca-ferro (Saltator similis)
Trinca-ferro (Saltator similis)
Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)
Tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus)

 

Quer experimentar a alegria de ver um animal que antes era cativo ser devolvido à natureza?

Texto e fotos: Ágatha Coquetti

Contato: asmng@novagokula.com.br
Página Facebook: https://www.facebook.com/asmnovagokula?ref=hl

ASM-NG – “Libertar, Monitorar e Educar”

Atualmente convivemos com a triste realidade sobre o tráfico de animais silvestres, principalmente de aves, que movimentam um mercado muito lucrativo devido a sua vasta diversidade de cores ou por suas melodiosas vocalizações. O que poucos sabem é que este tipo de atividade está entre as principais práticas ilegais em nosso país e que somente na última década movimentou algo em torno de R$ 7 bilhões de reais.

Em contrapartida há diversas ações e projetos que visam proporcionar uma vida digna a estes animais que foram apreendidos por órgãos ambientais competentes, tais como IBAMA e Polícia Ambiental. Um exemplo disso são as denominadas ASM’s (Áreas de Soltura e Monitoramento), como a que existe na Comunidade Nova Gokula, localizada na APA da Serra da Mantiqueira, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo.

Homologada desde 2008, o objetivo deste projeto é reintroduzir animais silvestres em seu habitat natural e acompanha-los periodicamente através das técnicas de observação, e dessa forma gerar informação do seu comportamento, possibilitando o retorno dos processos ecológicos, estabelecendo parcerias, como integração de órgãos governamentais e privados, além de incentivar pesquisas e conscientizar a comunidade local e os visitantes sobre a importância da preservação das aves para o equilíbrio do Ecossistema, principalmente na dispersão de sementes e consequentemente na preservação e manutenção das Florestas.

A ASM de Nova Gokula desenvolve atividades de extrema importância para a conscientização, como a Educação Ambiental, vinculada as Escolas da Rede Pública Municipal, Grupos de escoteiros, estudantes de graduação, além dos visitantes que procuram maiores informações sobre o projeto. Outra atividade desenvolvida é o “Birdwatching”, popularmente conhecida como Observação de Aves, prática essa que vem crescendo cada vez mais em nosso país e é uma importante ferramenta para a preservação.

Vale ressaltar que os animais na maioria das vezes são provindos destas apreensões relacionadas ao tráfico, mas também são recepcionadas vítimas de atropelamento ou até mesmo animais que são entregues de forma voluntária ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres). Caso você tenha um animal em casa e deseja soltá-lo procure o CETAS mais próximo de sua residência, lembrando-se que um animal que passou toda vida em cativeiro dificilmente conseguirá sobreviver em vida livre e por isso é necessário a avaliação de pessoas capacitadas para tal.

O processo de reintrodução destes animais na natureza envolve medidas a serem aplicadas durante as fases descritas a seguir:

Pré-soltura: Assim que os animais são recepcionados na ASM após realizados todos os exames necessários que confirmam a aptidão para a reintrodução destes indivíduos, são analisados três fatores de grande importância para a soltura ser realizada com sucesso, como a capacidade de deslocamento, a habilidade de forrageamento e o padrão de respostas à presença de predadores naturais e também a presença de seres humanos, seguindo assim os critérios da IUCN, no qual todo animal a ser submetido à soltura deve apresentar potencial físico e comportamental para seu estabelecimento na natureza.

Soltura: O período de soltura dessas aves deve ser cuidadosamente escolhido, pois este pode estar intimamente relacionado a chance de sucesso no restabelecimento desses indivíduos em sua nova condição de vida livre. Assume-se que um cenário propício para a soltura deve maximizar a chance de sua integração aos grupos coespecíficos selvagens e a chance de localização de seus itens alimentares na região, por essa razão adotamos a técnica de soltura suave (soft release), que envolve um suprimento temporário de água e alimento para os indivíduos recém- introduzidos, com o intuito de maximizar as suas chances de sobrevivência.

Pós-soltura: O monitoramento das atividades de soltura é realizado seguindo dois caminhos metodológicos. O primeiro é chamado de monitoramento informal, caracterizado pelo constante acompanhamento e registro de ocorrência de animais no interior e entorno da propriedade onde está situada a ASM, realizado por moradores da comunidade. O segundo plano é o que chamamos de monitoramento formal, realizado com base em planejamento prévio e executado pela equipe técnica, formada por biólogos voluntários de nossa Área de Soltura.

Nestes sete anos de atividade, além do número de animais que puderam retornar à natureza e usufruir de seu direito a liberdade, um dos resultados obtidos através da reintrodução foi o restabelecimento da população de canários-da-terra (Sicalis flaveola), o que segundo depoimentos de moradores já não era uma espécie de fácil observação no local.

E se você, caro leitor, quiser conhecer mais sobre este projeto e até mesmo contribuir para que possamos alçar voos ainda mais altos, seja um parceiro, um colaborador! Todos os esforços envolvidos neste trabalho são voluntários, o que infelizmente nos limitam a atingir novas metas e objetivos, para isso, basta entrar em contato conosco e ajudar a ASM-NG disseminar sua missão, na qual a liberdade é o fator essencial para o equilíbrio da vida e tudo aquilo que a permeia.

Ágatha Coquetti
Bióloga ASM-NG
CRBio: 100654/01-D
Telefone: (12) 98208-9343

Ações a favor da divulgação do birdwatching e da conservação da natureza (+)