As aves ganham destaque na Semana do Meio Ambiente em Vista Alegre do Alto – SP, graças à atuação da ornitóloga Daiane R. Barros.

  • Texto: Daiane R. Barros
  • Contato: daianebarros159@hotmail.com

De 4 a 13 de junho foi realizada a semana do meio ambiente na cidade de Vista Alegre do Alto – SP. O evento contou com atividades que envolveram alunos das redes municipais e estaduais, do ensino fundamental e médio. As aves tiveram local de destaque no evento, apresentadas por meio de palestras como Aves de Rapina, Mata Atlântica e uma exposição fotográfica.

A idéia foi tentar recriar um ambiente arborizado, reaproveitando galhos de poda da arborização urbana recolhidos na cidade, e dessa forma levar até os alunos as aves que são encontradas em ambientes mais florestados e aquelas que eles podem ver na cidade também.  O gavião-caramujeiro, ariramba-de-cauda-ruiva, e o sabiá-do-campo , foram algumas das 21 aves escolhidas para representar este grupo de fauna. A partir dessa exposição podemos trabalhar com os alunos as adaptações morfológicas, a alimentação e o tipo de ambiente em que eles vivem, assim  como a importância ecológica de cada espécie.

 Eventos como esse estimulam a curiosidade dos alunos e a percepção para a importância de proteger tanto as espécies como o seu habitat, fundamentais para um ambiente equilibrado.