Para divulgar todas essas ações e fornecer informações para outras pessoas que também se interessam pelo assunto, criei o blog Bonito Birdwatching, que hoje já tem quase 112.000 visitas, participo todos os anos do Avistar com palestras e minicursos e também levo estas palestras para outros eventos no país.

A primeira vez que fiz uma palestra sobre observação de aves foi em 2002, em Bodoquena/MS. Ninguém nunca tinha ouvido falar nisso antes por aqui, e era complicado conseguir material sobre o assunto. Em 2004 entrei para o mestrado, tendo esse tema como foco da minha dissertação. Isso me permitiu pesquisar mais sobre o assunto e envolver alguns sítios turísticos da região, que se disponibilizaram a ceder suas trilhas para os inventários necessários para o trabalho científico. Toda essa pesquisa me deu material suficiente para alguns artigos científicos sobre o assunto, que ouso dizer foram praticamente os primeiros sobre o tema no país. A partir de 2008 montei, junto com o Daniel De Granville, alguns cursos de condução de observadores de aves para guias e condutores de turismo, pois naquela época identifiquei que a falta de guias capacitados era um dos entraves para a atividade no Brasil. Treinamos pessoas em Indaial/SC, Bonito e Miranda/MS, Sacramento/MG e no fim do mês faremos mais um em Campo Grande/MS.

Junto com o treinamento dos condutores, fiz vários inventários de aves aqui em minha região, pois além de motivar a atividade no Brasil, meu foco era fazer da Serra da Bodoquena um destino desejado pelos observadores e fotógrafos, o que posso dizer que está se tornando realidade, uma vez que, além de estarmos perto do Pantanal, temos alguns locais muito interessantes como o Buraco das Araras e o Boca da Onça, ambos muito procurados pelos observadores. Ajudei a criar o dia das aves em Bonito e eleger o udu-de-coroa-azul como nossa ave-símbolo.

Para divulgar todas essas ações e fornecer informações para outras pessoas que também se interessam pelo assunto, criei o blog Bonito Birdwatching, que hoje já tem quase 112.000 visitas, participo todos os anos do Avistar com palestras e minicursos e também levo estas palestras para outros eventos no país, onde já falei de observação de aves em SP, SC, PR, MA, PE, DF e RR, além de Portugal e Argentina. Também já escrevi alguns artigos para revistas e livros e mantenho um grupo sobre o tema no Facebook.

Mas talvez a parte melhor dessa história toda é sair para passarinhar com amigos por aí, onde contagiamos outras pessoas para essa atividade tão prazerosa!!!

 

Participação de Tietta Pivatto na Virtude-AG