Respondi a mesma pergunta para duas pessoas nesta semana, então pensei que talvez seja interessante para outros.

Algumas das câmeras compactas mais bem cotadas no momento: a Nikon CoolPix P500, a Canon SX40, a Sony HX100v. Todas são muito boas (dentro da limitação das compactas), e para escolher alguma, eu iria pelo processo de olhar os exemplos do que os donos dessas câmeras têm conseguido (vendo pelo Wiki. Acho mais concreto do que ler resenha e testes).

Segue abaixo a resposta que mandei por e-mail pra quem me perguntou, espero que ajude!

 

“não conheço a P500, mas deve ser boa sim. Quando quero saber mais sobre uma câmera, mais do que ler resenhas eu olho no Wiki, vejo as fotos feitas com ela, e em algum caso até entro em contato com o autor de fotos de que gostei pra perguntar:

“Olá, gostei muito das suas fotos, estou pensando em comprar uma câmera x, como a sua, queria saber se você está gostando, se recomenda. Já testou em ambientes mais escuros, como de Mata Atlântica? Obrigado!”

Para ver as fotos de uma câmera você vai pro Wikiaves, menu Fotos > Busca avançada. Um campo no final é Câmera

Para ver as fotos da P500, escreva Coolpix P500

Outra câmera que ouvi falar bem é a Canon Powershot SX40. Li alguns foruns em inglês sobre gente que tem levado essa SX40 como câmera de backup, e estavam gostando. Se quiser fotos dela, digite o nome desse jeito.

É importante quando ver as fotos olhar várias, e não só a miniatura, clicar na imagem mesmo. E sempre levar em conta que a habilidade da pessoa e a edição também vão contar muito no resultado final.

Por exemplo, esta foto da SX40, você nem diria que é com compacta: http://wikiaves.com.br/768316&p=6&t=b. Nem esta da P500: http://www.wikiaves.com.br/767029&p=7&t=b.”

 

Claro que as resenhas de sites especializados vão analisar as qualidades e as fraquezas técnicas do equipamento. Quem é um usuário mais avançado, vale a pena ler as resenhas com atenção. Mas para quem está começando, os exemplos reais de outras pessoas é um bom parâmetro do que pode ser conseguido com a câmera. Se você lê um pouco de inglês, vale a pena pesquisar as resenhas em inglês.

Recentemente o Luis Florit me mandou o link de uma nova câmera da Panasonic, que deve ser lançada em novembro, que tira ótimas fotos mesmo com ISO 3200. Mas com preço estimado de 1.200 libras, uns R$ 3.800, se comprada no exterior.

http://reviews.cnet.co.uk/digital-slrs/panasonic-lumix-dmc-gh3-review-50009429/