Biguatinga (Anhinga anhinga)
Biguatinga (Anhinga anhinga)
caboré, caburé-do-sol, caburé-ferrugem, caburezinho e cauré (Glaucidium brasilianum)
caboré, caburé-do-sol, caburé-ferrugem, caburezinho e cauré (Glaucidium brasilianum)
Casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus)
Casaca-de-couro-da-lama (Furnarius figulus)
Chapéu da bruxa
Chapéu da bruxa
Galdinópolis
Galdinópolis
Gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea) - 2
Gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea) - 2
Gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea)
Gaturamo-bandeira (Chlorophonia cyanea) - 2
Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea)
Gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea)
Maria-faceira (Syrigma sibilatrix)
Maria-faceira (Syrigma sibilatrix)
Martim-Pescador Pequeno (Chloroceryle americana)
Martim-pescador-pequeno (Chloroceryle americana)
NFCC - 1
NFCC - 1
NFCC - 2
NFCC - 2
NFCC - 3
NFCC - 3
Panorâmica Cão Sentado e montanhas
Panorâmica Cão Sentado e montanhas
Pedra do Cão Sentado
Pedra do Cão Sentado
Reserva ecológia do Guapiaçu (REGUA) - Alagados
Reserva ecológia do Guapiaçu (REGUA) - Alagados
sagui-de-tufos-pretos, mico-estrela ou sagui (Callithrix penicillata)
sagui-de-tufos-pretos, mico-estrela ou sagui (Callithrix penicillata)
Saíra Sete Cores (Tangara seledon)
Saíra-sete-cores (Tangara seledon)
Saíra-lagarta (Tangara desmaresti)
Saíra-lagarta (Tangara desmaresti)
Saíra-militar (Tangara cyanocephala)
Saíra-militar (Tangara cyanocephala)
salinas
salinas
Socó-boi (Tigrisoma lineatum)
Socó-boi (Tigrisoma lineatum)
Tiriba (Pionus maximiliani)
Tiriba-de-testa-vermelha (Pionus maximiliani)
Três picos de salinas
Três picos de salinas

 

Nova Friburgo é uma cidade muito bonita, situada no interior do estado do Rio de Janeiro na região da Serra Verde Imperial. Localizada a uma altitude média de 985 metros e distando 136 km da capital. Possui cerca de 202 mil habitantes e é considerada a cidade mais fria do Estado, segundo a Wikipédia. Também conhecida como Suíça Brasileira.

Meus locais favoritos para passarinhar na região de Nova Friburgo

Comércio que vende bananas e oferece para as aves: a cerca de dez minutos de carro do pedágio que entre Friburgo e Cachoeiras, sentido Friburgo à direta, em uma curva bem sinuosa

Gaturamo-bandeira, saíra-sete-cores, saíra-militar e tiriba-de-testa-vermelha: Fotografei estas aves em uma manhã de sábado na serra que divide os municípios de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu. A região possui um dos mais preservados fragmentos da Mata Atlântica, com um clima que varia entre frio (Nova Friburgo) e quente (Cachoeiras de Macacu). Existe um pequeno comércio no meio da serra onde são vendidas bananas e alguns outros poucos produtos. Os pássaros se concentram em torno deste estabelecimento para bicarem as bananas que o próprio comerciante coloca lá com este propósito. Já presenciei mais de 60 pássaros de uma só vez! saíras (bandeirinha, sete-cores, militar, azul) tiê-sangue, tiê-preto, ferro-velho, sanhaçu-de-encontro-azul, sanhaçu-de-encontro-amarelo e até araçari!

A vista da região litorânea pela serra é um espetáculo ímpar, com uma abundância de floresta verde difícil de descrever.

Reserva Ecológica do Guapiaçu – REGUA

http://www.regua.org.br/

A Reserva Ecológica do Guapiaçu fica no município próximo a Nova Friburgo chamado Guapimirim. A reserva é fruto do sonho de um fazendeiro visionário chamado Robert Locke que quis restaurar a fauna e flora naquela região. Hoje a reserva é admiravelmente administrada por um casal, Nicholas e Raquel Locke, que possuem um trabalho muito bonito e que tem despertado o interesse de muita gente, principalmente no exterior.

Visitar a REGUA foi uma das experiências mais emocionantes que eu já tive! Hoje já sou considerado da casa e quando visito a reserva, sempre encontro novidades e aprendo mais. Lá fotografei caburé, biguatinga, socó-boi, maria-faceira. O socó-boi faz um barulho muito estranho, mas tem um voo lindo! A maria-faceira facilitou o meu lado na hora de registrá-la, pois ficou durante muitos minutos paradinha em cima de um galho junto ao seu companheiro.

NFCC (Nova Friburgo Country Club)

É um clube localizado bem próximo ao centro da cidade, aberto a visitação. Um lugar de beleza ímpar, ideal para passeios em família, piqueniques e especialmente para fotografias, é também um importante centro de cultura do município.

Foi no NFCC que é fiz um dos meus registros preferidos, o do martim-pescador-pequeno. Eu estava fazendo as fotografias de um casamento, quando o martim-pescador passou num ligeiro voo perto de mim, não pensei duas vezes, larguei o casal de lado por um instante e fui fotografar aquela incrível ave que tinha pousado em uma árvore próxima. Foi o melhor momento daquele dia para mim, um verdadeiro presente de Deus.

Parque municipal Juarez Frotté, bairro do Cônego

Aberto ao público todos os dias, é um local ideal para levar a família para fazer um piquenique ou tomar um banho no rio. Lá há uma família de micos-estrelas que respondem ao assobio do guarda do parque atrás das frutas que eles colocam em um comedouro. Nos arredores desse parque fiz um registro que eu não esperava fazer, pois estava caminhando por uma das ruas do bairro quando passou um grupo de cerca de 12 saíras-lagartas por mim e pousaram em um pé de amora.

Bairro São Geraldo

Fotografei um casaca-de-couro-da-lama no bairro que moro, São Geraldo, bem próximo à fazenda Rio Grande de Cima, que é uma área de “preservação ambiental” coloquei entre aspas, pois a fiscalização é bastante ineficiente. Infelizmente, o crescimento sem planejamento adequado e conscientização sobre sustentabilidade, têm gerado problemas graves no município de Nova Friburgo. Hoje a cidade se encontra com um gigantesco desafio de reconstrução de áreas inteiras que foram devastadas pela tragédia climática de 2011.

O bairro onde eu resido não é diferente, lembro-me quando eu era criança e que havia um monte em frente a minha casa que tinha muitas seriemas, quero-queros, saracuras, maritacas, preás, répteis e até cágados, peixes e caranguejinhos. Hoje é um loteamento que tem sido construído sem um planejamento adequado, resultando na perda do que temos de mais importante, a natureza.

Há poucos lugares perto de minha casa onde eu ainda possa fotografar, e ainda sim, muito pequenos, há muito pasto vazio, mas poucas áreas com vegetação alta. Normalmente faço minhas passarinhadas sozinho, pois estou começando e não conheço muitos observadores ainda, gosto de fazer o meu próprio ritmo, de ficar vários minutos fotografando e observando a natureza, especialmente as aves, pois tenho aprendido muito.

 

Mais informações sobre a cidade

Nova Friburgo é reconhecida como a capital nacional de produção de moda íntima, como um dos maiores produtores de flores do Brasil. Há muita abundância de águas e importantes fragmentos da Mata Atlântica.

No centro da cidade, temos a primeira Igreja Protestante do Brasil, a Igreja Luterana e vários imóveis que datam do século 19. Há importantes centros gastronômicos, como nos bairros de Mury, Cônego, Lumiar e São Pedro da Serra, com culinária europeia, americana, oriental, vegetariana e regional brasileira. Para os apreciadores de cervejas artesanais e importadas, há estabelecimentos que possuem centenas de tipos de cervejas, que podem serem encontradas no conhecido circuito Sabor Mury.

Por ser uma cidade fria, também é um importante centro de criação de Trutas. Nas regiões de Campo do Coelho, Salinas, Conquista e São Lourenço, temos a agricultura como ponto forte e um importante eixo turístico chamado circuito Tere-Fri (Teresópolis – Nova Friburgo).

Nova Friburgo e região, preserva um importante fragmento da Mata Atlântica, que pode ser observada com certa abundância na serra que divide os municípios de Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo e também nas regiões de Lumiar, São Pedro da Serra, Macaé de Cima, Rio Grande de Cima, Mury, Theodoro de Oliveira entre outros.

Pontos turísticos da região

Pedra do Chapéu da Bruxa – uma montanha localizada no bairro do Cônego, um importante centro gastronômico e cultural de Nova Friburgo. Com 1530 metros.

Pedra do Cão Sentado – Com 1.111 metros, fica localizado no bairro das Furnas, divisão entre os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim. Possui uma ótima estrutura para turismo e com trilhas bem demarcadas e de nível leve. Do mirante, onde pode ser vista a pedra com formato de um cão sentado, há uma belíssima vista de várias montanhas.

Salinas e Três picos de Salinas – Uma importante região agrícola e turística de Nova Friburgo. Os três picos de salinas fica situado no Parque Estadual dos Três Picos, um parque criado em 2002 e que é o maior parque do estado, abrangendo cinco municípios. A subida para as montanhas é de nível médio a pesado.

Galdinópolis – Um lugar onde o tempo parece que parou, fica bem próximo a Lumiar e é ótimo para caminhar, acampar e tomar banho em rios cristalinos. Também há muito verde.