“Eu tinha a errada ideia de que seria mais difícil usar a câmera nova, na verdade ela está lembrando muito minha Pentax de 40 anos atrás.”

nova_camera_Roberto_Seckendorff_09

 

  • Texto e fotos: Roberto Seckendorff
  • Primeiras impressões de quem trocou uma Nikon Coolpix P500 por uma Canon T3i com uma lente Canon 100-400

Bem diferente fotografar com a antiga compacta e a nova DSLR. A primeira estava sempre na mochila e a grande maioria das fotos que eu conseguia era no quintal de casa e pelas ruas e praças de Ubatuba. Eu já tinha um roteiro que fazia quase todo dia, passando por uma grande praça perto de casa, pelo mangue do Rio Tavares ao lado do Aquário e a estrada do cais. Mas quando saía para o mato (Centro Cambucá, Núcleo Sta. Virgínia ou Fazenda Angelim), que é o mais legal de fotografar aves, dava o maior desgosto ver aquele monte de espécies e só conseguir fotos de uma minoria, porque é difícil focar com pouca luz, que é quase sempre a condição na mata fechada.

A alegria era ir no incrível Sítio Folha Seca do Sr. Jonas, os comedouros e bebedouros com boa luz, aí a compacta faz bonito.

E foi no Jonas que fui fazer as primeiras fotos com a DSLR (o casal de gaturamo-verdadeiro, o beija-flor-de-banda-branca, o rabo-branco-rubro e a fêmea de tiê-preto). Na Fazenda Angelim consegui o macho de rendeira (que eu vinha perseguindo há tempos com a compacta e não conseguia nada) e a tiriba-de-testa-vermelha. O casal de surucuá-grande-de-barriga-amarela e a borboleta foi no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar. A curicaca e os anú-brancos estavam ao lado do aeroporto, o canário-da-terra-verdadeiro e o príncipe na grande praça perto do Projeto Tamar e a femea do pica-pau-anão-barrado na árvore do vizinho.

Eu tinha a errada ideia de que seria mais difícil usar a câmera nova, na verdade ela está lembrando muito minha Pentax de 40 anos atrás. Claro que a tecnologia evoluiu muito nestes anos, mas os fundamentos da fotografia como a lógica da abertura, velocidade e foco continuam os mesmos. Difícil é dizer o tanto que estou gostando dela!