Passarinho e cor parecem inseparáveis. Imagina um beija-flor sem cor. Imaginou? Eu também. Imaginei e achei que podia dar certo. Dê uma olhada nas fotos deste post.

con_fotos_PB_Daniel_Esser_01

 

O que você achou?

Talvez porque eu tenha me acostumado com fotos e filmes em preto e branco sua estética me agrada muito. Quando se tiram as cores outros detalhes aparecem. Olhe as escamas do peito do beija-flor, a textura das penas de sua asa. Tudo isso fica meio perdido com as cores que ele tem, verdadeiramente lindas, mas que nos distraem e, às vezes, escondem os detalhes mais sutis.

Alguns passarinhos facilitam o P&B, pois já são pretos, brancos, cinzas ou tudo misturado. Dê uma olhada nesses.

con_fotos_PB_Daniel_Esser_03

con_fotos_PB_Daniel_Esser_04

con_fotos_PB_Daniel_Esser_05

São bonitos não é?

Mas os coloridos também são bonitos. Vejam só.

con_fotos_PB_Daniel_Esser_07

con_fotos_PB_Daniel_Esser_20

E aí? O que você achou? Não é interessante? Dá para identificar todo mundo não dá?

Neste post fiz uma seleção de outras fotos de que gosto muito. Vão repetir espécies, mas o que interessa é observar os detalhes. Além das aves,  escolhi outros seres coloridos que também não perdem sua beleza no preto e branco.

Observação de Claudia Komesu, editora da Virtude-AG: parabéns ao Daniel Esser pela ótima ideia em converter fotos coloridas para o preto e branco. As cores são algo muito bonito mas, como disse o Daniel, também não deixam de ser uma distração. No caso das fotos do Daniel, algo que funcionou muito bem foi ele ter selecionado imagens bem focadas, em que o preto e branco valoriza ainda mais o contorno das penas. A maioria das imagens tem fundo limpo, mas veja que a maria-faceira no foco, com a vegetação ao redor meio desfocada, também ficou bonita.

Os softwares de edição de imagem têm o recurso de converter para o PB, ou tons de cinza, e depois da conversão você ainda pode fazer ajustes de saturação e contraste.

O preto e branco torna as imagens mais atemporais, elegantes e até solenes. Que gostou da ideia, escolha algumas fotos próprias para fazer a experiência, e pode compartilhar com a gente.