www.aves.brasil.nom.br foi o primeiro ponto de encontro dos birdwatchers brasileiros. Funcionou de setembro de 2005 a setembro de 2009. Na data de seu encerramento contava com mais de 2.500 usuários, mais de 20 mil fotos e mais de mil espécies. Muita gente descobriu e se maravilhou com o birdwatching graças a esse site e a seus simpáticos usuários. Você é da época do Aves do Brasil? Mande um alô para o Jefferson pela caixa de comentários.

 

Sim, eu sei que o autor deste post deveria ser o próprio Jefferson. Tentei, cutuquei, pedi, mas o moço é tímido.

Consegui que ele me passasse informações e a permissão para fazer um post. E, como sou persuasiva, também consegui autorização para colocar uma caixa de comentários linkada ao Jefferson, se você quiser escrever alguma coisa, vai para o e-mail dele.

O Aves do Brasil foi o primeiro ponto de encontro dos birdwatchers brasileiros. Um site em português onde era possível postar fotos, sons, vídeos comentários, ver as fotos mais comentadas, enviar fotos para identificação, fazer pesquisas diversas. Olhando essa foto de tela e comparando com o Wikiaves pode parecer antiquado, mas tenha em mente que o Jefferson partiu do zero, que começou em 2005, e fazia tudo sozinho. Sem imaginar que faria todo o sucesso que fez, foi agregando cada vez mais apaixonados pelas aves, cultivando o crescimento do birdwatching no Brasil.

Não lembro exatamente como conheci o Aves do Brasil, provavelmente em alguma pesquisa na internet em 2008. Nesse site me impressionei com as lindas fotos do nosso colega Luiz Ribenboim, sempre um gentleman com todo mundo. O Ribenboim me indicou a recém-inaugurada Reserva Guainumbi, e também o guia ornitológico Rafael Fortes. Em maio de 2009 fiz meu primeiro passeio com o Rafa, na Guainumbi, acompanhada da querida Aditi Jain Chaves (que até então, só conhecia por conversar por e-mail). Esse foi o ano em que passarinhei em 38 dos 52 finais de semana do ano, isso porque comecei com mais intensidade no mês 5. Em 2011 estava tão apaixonada pelas aves que deixei meu emprego numa consultoria econômica para ficar só com o birdwatching. Em maio de 2012 inaugurei a Virtude-AG, um projeto de formiguinha, mas que sonha em contribuir para divulgação do birdwatching no Brasil.

Imagino que muitos outros também se beneficiaram da genialidade, generosidade e dedicação do Jefferson Silva. Fiz questão de fazer este post porque sou o tipo de gente que valoriza o passado e os méritos, e acho uma tristeza pesquisar no Google e não encontrar facilmente referências ao Aves do Brasil, ou digitar www.aves.brasil.nom.br e receber uma mensagem de página inexistente. Espero que os outros colegas que conheceram o Aves Brasil enviem mensagens de apoio ao Jefferson, e que ele se convença a pelo menos fazer uma página de memória a esse site que foi tão importante no crescimento do birdwatching brasileiro.

Seguem as informações sobre o Aves do Brasil

  • www.aves.brasil.nom.br
  • Início do site: setembro de 2005
  • Encerramento do site: setembro de 2009
  • Número de fotos no encerramento: +20.000
  • Número de usuários: +2.500
  • Espécies com fotos: +1.000
  • Primeiros 10 usuários no site:
    1. Jefferson Silva
    2. João Quental
    3. Arthur Macarrão
    4. Fernando Morcerf
    5. Guto Carvalho
    6. José Raimundo do Nascimento
    7. Carlos Eduardo Andrekowisk
    8. Laila Carvalho
    9. Marcelo de Mesquita Sampaio
    10. Francisco de Assis Nascimento Filho
  • Principais funcionalidades:
    • Envio de fotos
    • Comentário nas fotos
    • Envio de fotos para identificação por outros usuários
    • Envio de sons
    • Comentários em sons
    • Busca por famílias, nomes populares ou científicos, nomes em inglês
    • Lista por famílias, nomes científico, nome popular, inglês
    • Lista das fotos mais comentadas na semana

 

Breve entrevista com o Jefferson Silva

Virtude-AG: Como surgiu a ideia do Aves do Brasil?
Jefferson Silva: inicialmente a ideia foi criar um mecanismo pra eu colocar minhas fotos na internet sem precisar ficar fazendo páginas HTML. Achei que a ideia pudesse ser ampliada, e convidei Quental e Guto para avaliarem o site. Os dois gostaram, e passaram a ser usuários e me ajudaram nos testes iniciais. Aí abri definitivamente para a comunidade.

V: Você imaginava que faria todo esse sucesso?
J: Não, com certeza não. Até porque, na época, éramos poucos observadores/fotógrafos. Mas a coisa começou a tomar corpo, e deu no que deu… :)

V:  Você fez algo especial para a divulgação? Como foi o crescimento do site?
J: Sinceramente, não lembro direito. Lembro de ter divulgado no Orkut. Tentei contato com o Terra da Gente, sem resposta.

V: Você cuidava de tudo sozinho? Em que consistia exatamente esse trabalho?
J: Sim, praticamente sozinho. Por um tempinho um amigo ajudou, mas foi muito pouco. O trabalho era o de criação de novas funcionalidades, basicamente, e correções de defeitos que eventualmente apareciam.

V: Qual era sua grande satisfação no projeto, o que te deixava contente?
J: Minha maior satisfação era ver novatos praticando a observação. Sou um apaixonado por fotografia de aves, e com o site acho que contribuí um pouquinho para que outros também passassem a praticar tal atividade.

 

11 Responses to Conhecimento: você é do tempo do Aves do Brasil, do Jefferson Silva? Jul/12.

  • Marcelo
    Me lembro como se fosse ontem daquele e-mail de despedida, comunicando o fim do site. Escrevi uma resposta em agradecimento, inclusive. Foi graças ao AvesBrasil que aprendi a gostar de fotografia e ornitologia... Agora acreditem, ainda tenho o triste e-mail que recebi e o que enviei... "Olá usuário do site Aves do Brasil. Este email é para informá-lo que o site será encerrado até meio de março de 2010. Como muitos usuários sabem e outros devem ter percebido, não tenho mais dado manutenção no site. Além disso, há um gasto mensal que não irei mais conseguir manter. Deste modo, o site será desativado até 15/03/2010. Agradeço a ajuda que recebi nestes 4 anos e meio de trabalho no site, tanto financeiramente, quanto o apoio em relação à idéia. Agradeço especialmente aos amigos Quental, Guto e Macarrão, os três primeiros usuários do site, os quais me incentivaram desde o início e me ajudaram nos dias iniciais, com testes que possibilitaram o início das atividades. Hoje, o site WikiAves (www.wikiaves.com) conta com todas as funcionalidades do site Aves do Brasil, além de outras. Espero que o Aves do Brasil tenha cumprido um pouco do seu objetivo, que era a divulgação da observação e fotografia de aves. Através do site e desta atividade, conheci diversas pessoas, fiz amigos e pude conhecer lugares muito legais. E principalmente, conhecer aves incríveis. Abraço e novamente obrigado a todos, Jefferson" E a minha resposta: "Caro Jefferson, Talvez o maior erro do homem seja achar que as coisas duram ou deveriam durar para sempre. Todas as coisas, na verdade, duram o tempo que devem para se tornarem especiais. Bens materiais, relacionamentos, amizades, projetos...chega uma hora que isso tudo cumpre sua missão e naturalmente se esvai, não por serem prescindíveis, mas por ser este o ciclo constante e único da própria vida. Ainda assim certas coisas duram para sempre...boas lembranças, amizades valiosas e principalmente o conhecimento. E o que mais me alegra é você ter tido o sentimento de que valeu a pena. Mais que isso - o importante mesmo foi você ter percebido que se sentiu feliz enquanto esteve à frente do Aves Brasil. Quantas vezes sentimos uma imensa felicidade ou vivemos um momento único e não temos tempo de dizer a todos o quanto aquilo é sublime e especial? Quantas vezes somente nos damos conta que deveríamos ter dito algo a alguém quando essa pessoa se foi? Pode ter certeza que seu ato de dizer adeus e que tudo valeu a pena lhe fará muito bem para sempre. Particularmente é óbvio que o site me fará falta. Vi fotos incríveis, já tive fotos elogiadas, aprendi muito sobre aves e fotografia com a oportunidade que você me deu. Saiba que pelo menos para uma pessoa você fez diferença. Boa sorte nos novos projetos! Um abraço! Marcelo"
  • Marcelo Barreiros
    Me lembro bem do site do Jefferson afinal, foi onde tudo começou! Fiz muitos amigos através do site, inclusive pude conhecer pessoalmente uma galera em um encontro no ParNa do Itatiaia. Foi demais! Somos imensamente agradecidos ao Jefferson por ter criado o avesbrasil.nom! Abraços.
  • Paulo Guerra
    O Jefferson bem sabe, sou da época do Aves do Brasil, um site que ajudou e incentivou muita gente a iniciar e se firmar na observação de aves. Com o site vieram as postagens direcionadas a identificação das espécies, a formação do acervo, a discussão da observação e aproximação entre pessoas com esse interesse afim. Sou muito grato ao Jefferson e seus moderadores(Wagner Nogueira, Macarrão, Rafa Fortes), assim como a tantos usuários que contribuíram com este projeto pioneiro. Lembro de tantas passagens, as fotos e os comentários de incentivo do Luiz Ribenboim, a foto da maria-leque-do-sudeste do Luiz Rondini, a foto do pica-anão-de-coleira do Alexandre Faitarone, a atuação do Helberth Cardoso, o Luiz Álvaro e sua participação, os comentários da Elisa Torricelli. Fiz minha estréia com uma foto da peitica-de-chapéu-preto e logo o Jefferson comentou, esse comentário foi fundamental dentre a minha trajetória como observador que compartilha seus registros. Sou a favor de uma página de memória, de resgatarmos esta história tão recente e vívida em nossas lembranças. Abraços ao Jefferson e a todos aqueles que acreditaram e contribuíram com importantíssima etapa da observação de aves no Brasil. Paulo Guerra
  • jefferson
    Pessoal, Obrigado pelas palavras de vocês. Pra mim foi um prazer enorme ter feito o Aves Brasil, e uma grande alegria ter conhecido pessoas incríveis, e ter feito amigos. Obrigado a todos pelo carinho. E Claudia, de novo, obrigado pelo seu gesto. Abs, Jefferson
  • Olá pessoal, Senti muito o final do site AvesBrasil, apesar de entender a posição do amigo Jefferson na época. No último dia, copiei a página principal para guardar de recordação, pois, sabia da importância daquilo tudo... Fui um dos "chatos" que tentou salvar o acervo do site, tentando arrumar maneiras de transferir o acervo para outro site ou deixá-lo como estava, mas também entendi a posição do Jefferson... :) Hoje, nos resta a memória de um projeto desbravador, inédito e corajoso. O mundo da fotografia de aves não seria o mesmo de hoje se não fosse a projeto AvesBrasil. A vida é assim mesmo.Um projeto alavancando o outro,um descobrimento facilitando o outro, uma pesquisa dando base para outra e assim caminha a humanidade, ainda bem... faz parte! Parabéns ao Jefferson pelo site, a Cláudia pela iniciativa e a todos que participaram do site naquela época! JM
  • C. Lisboa
    Jefferson Silva é um pioneiro na divulgação da observação e fotografia de aves e na reunião de praticantes e simpatizantes na rede brasileira. Muitas pessoas, de várias idades, que não conheciam nossas aves se interessaram pela atividade, tomaram contato com nossas aves pelo Aves Brasil e tudo isso rende até hoje bons frutos (frutos que as aves livres apreciam!) Tive a sorte de conhecê-lo numa rede social antes do lançamento do site, onde logo depois postei minha primeira foto na rede; e tive mais sorte ainda de morar na mesma cidade que ele, que logo em seguida, como um dos fundadores do GOAC, organizou as primeiras passarinhadas na região, passando do encontro virtual para o presencial. Ele tem se esforçado em juntar pessoas que tem a mesma intenção de observação, registro e preservação da avifauna e em divulgar a beleza das aves livres. Além de ser um ótimo fotografo ele tem sua iniciativa guardada na história da observação de aves no Brasil. Parabéns à ele por tudo isso e à Claudia Komesu pela lembrança.
  • Elisa Torricelli
    Estou emocionadíssima por relembrar dos momentos importantes vividos no Aves Brasil. Amigo Jefferson, você foi a alavanca que iniciou muito bem o grande movimento do birdwatching no Brasil, só tenho a parabenizá-lo e endoçar a opinião da grande amiga Claudia. Fui uma assídua participante do Aves Brasil e quero te dizer que tenho muita saudades de tudo o que ocorreu na época, os especiais amigos, as fotos de nossas lindas aves, o aprendizado que consegui e a felicidade de ter sido uma pequena colaboradora do site e ter contribuido para que outras pessoas tenham também tido a oportunidade de estar desenvolvendo interesse em conhecer e preservar um pouquinho da nossa avi/fauna. Abraços. Elisa.
  • Geiser Trivelato
    Grande Jefferson, você foi o precursor e talvez sem saber, um dos grandes responsáveis pelo birdwatching no Brasil chegar ao ponto que se encontra hoje. Sua idéia e seu site foi nossa primeira oportunidade de conhecer gente que gostava de aves e fotografia. Valeu muito a pena ter feito parte daquela comunidade do avesbrasil.nom. Obrigado amigo!
  • Daniel Esser
    Que boa lembrança, Cláudia. O Aves Brasil foi mesmo importantíssimo para a difusão do Birdwatching no Brasil. Postei muita coisa lá. Não sabia que estava desativado. Jefferson, a idéia da Cláudia de deixar uma memória do site no ar é muito boa. Você, com o Aves Brasil, foi um dos que me motivaram a continuar a fotografar aves, e devo te agradecer por isso. Um abraço, Daniel Esser
  • jefferson
    Cláudia, obrigado por divulgar a história do Aves do Brasil! Fico muito feliz em ler seu post, e relembrar de alguns dos momentos do site. Foi através dele que, assim como você, conheci diversas pessoas do "meio", e fiz alguns amigos! Obrigado, e parabéns pelo projeto do seu site! Abs, Jefferson
  • Claudia Komesu
    Jefferson, não sei se eu teria mergulhado no birdwatching como fiz se não fosse o Aves do Brasil. Seu site permitiu que eu conhecesse pessoas muito importantes na minha história com as aves. Provavelmente eu teria conhecido o Wikiaves depois, mas com o Aves do Brasil, tudo aconteceu no tempo certo. Muito obrigada por ter criado e cuidado desse projeto tão inovador e importante para o birdwatching no Brasil. Abração!

Leave a Reply