É fácil participar. Veja como enviar material.

Você pode participar em qualquer seção, mas a forma mais simples é compartilhar um relato de viagem, um passeio, indicar um destino favorito, falar de uma família de aves favoritas. É bem fácil. Basta escrever um texto, separar fotos (de preferência na horizontal, com 960×640 pixels – proporção 10×15, o formato mais comum de foto) e me mandar tudo por e-mail para claudia.komesu@gmail.com ou pelo Dropbox (claudiakomesu@yahoo.com. Só use o yahoo se você for compartilhar uma pasta no Dropbox). As instruções abaixo não são obrigatórias e você não precisa ler tudo com cuidado.

A Virtude-AG foi lançada no dia 11 de maio de 2012. No dia 28 de maio, surgiu uma nova forma de participação: um convite para pensarmos sobre o que é uma boa foto de ave, e a fotografarmos mais. Saiba mais sobre o Lado B.

Qualquer dúvida, pode me perguntar por email (claudia.komesu@gmail.com).

Se quiser ter modelos, seguem alguns links:

Resumo dos materiais a serem enviados

  • Texto em Word. Se for relato de viagem ou destino favorito, tentar seguir a estrutura dos modelos acima
  • Fotos do álbum: de 9 a 27 arquivos de fotos no tamanho 960×640, de preferência na horizontal. Não insira no Word, mande como anexos do e-mail. No post elas serão usadas no tamanho 960×640 pixels.
  • A proporção ideal é 10×15 (é o formato mais comum de uma foto), mas você pode mandar com outras proporções, se preferir. Só preciso de uma foto em 960×640 para ser a capa do post . Se o seu programa de edição não permite ter certeza, basta recortar no formato retangular, com algum espaço, que eu faço o recorte na proporção exata.
  • Crédito: diga como seu nome deve aparecer nas fotos.
  • Opcional: apresente-se! Conte um pouco sobre quem você é, e faça uma seleção de fotos favoritas, inclusive algumas que tenham você e as pessoas de quem você gosta. Veja exemplos na seção Amigos.
  • Opcional: divulgue seu Flickr. Se você tem um Flickr que contenha principalmente fotos de aves e de natureza, você pode divulgá-lo na home. Dê o endereço, suas fotos aparecerão em revezamento de períodos com as fotos de outros membros da Virtude.
  • Opcional: lista de aves: se você se sentir à vontade para fazer isso, seu post ficará mais informativo com a lista das aves do local e sua opinião sobre a probabilidade de ver cada espécie. Você pode ter sua própria lista, ou pode pegar a do Wikiaves, colar em uma planilha, e escrever na frente sua opinião, como fiz para Campos, e o Lucas fez para Taubaté e Tremembé. Por favor, mande em Excel, não em Word, facilita bastante a postagem. Se precisar de ajuda para colar do Wiki para o Excel, é só me pedir ajuda.
  • Opcional: nome das espécies do seu álbum. No fim do seu texto, se você puder fazer uma lista, nome popular (nome científico), na sequência das fotos, uma espécie por linha, em um futuro próximo suas fotos terão o nome da espécie. É trabalhoso, porque tenho que colocar essa informação em foto por foto, por isso provavelmente vai demorar um pouco.

Mande textos e fotos para claudia.komesu@gmail.com

 

Sobre os créditos

Se você preferir, pode enviar os arquivos já tratados e com o crédito. Se não quiser, pode deixar que eu faço.

 

Destino Favorito: se precisar, aqui está uma sugestão de estrutura para o texto. Lembre-se que não é obrigatório seguir este modelo.

Quadro resumo

  • Por que vale a pena: (breve parágrafo em que você explica por que o destino é especial)
  • Destaques: (espécies de aves mais procuradas ou chamativas)
  • Nível de dificuldade: (fácil, médio, difícil. Tomando por base alguém que nunca passarinhou, dê uma nota subjetiva considerando distâncias a se percorrer, infraestrutura do local, probabilidade de conseguir avistar as aves)
  • Infraestrutura do local: (boa, média, ruim. Para ter uma ideia: boa significa hotéis/pousadas e restaurantes/bares relativamente próximos do local do passeio, estradas boas)
  • Segurança: (há cuidados especiais?)
  • Oportunidades fotográficas: (razoáveis, boas, muito boas, excelentes. Por exemplo, a maioria dos destinos favoritos é classificada como bom ou muito bom, levando em o que você vai ver, diversidade das espécies, luz, probabilidade de ver e se aproximar dos bichos e conseguir uma foto legal. Por enquanto só considerei excelente os parques nacionais da África do Sul)
  • Onde fotografar: de forma resumida, a não ser que seu post tenha apenas este quadro de resumo. Senão, só dê nomes gerais, e mais abaixo você explica melhor
  • Como chegar: de carro, de ônibus, de avião se for o caso
  • Guia: quem guia na região e contato
  • Logística: se há agência, se você indica algum hotel, se é preciso reservar com antecedência
  • Quando ir: melhor época

Se você quiser dar informações mais detalhadas sobre os tópicos acima (que são um resumo), ou criar tópicos novos, como “Panorama”, elas podem vir depois desse quadro. Ficarão organizadas por tópicos retráteis (em que aparece só o título, e quando a pessoa clica abre o bloco de informação)