Por que os comedouros valem a pena?

Fotograficamente falando, os comedouros oferecem excelentes oportunidades. Uma boa parte das minhas melhores fotos foi feita em comedouros ou bebedouros. As aves ficam distraídas enquanto comem, e permitem uma aproximação maior.

Ecologicamente os comedouros e bebedouros têm uma função muito importante: eles permitem que as pessoas observem as aves. Muitas pessoas começaram a se interessar pela fotografia de aves, e mudaram sua relação com a natureza, ao se impressionar com as lindas aves que aparecem nos comedouros.[/accordion]

Comedouros fazem mal para as aves?

Comedouros não fazem mal para as aves, elas não ficam “viciadas”. Quando a fonte de alimento nos comedouros e bebedouros é interrompida, elas vão procurar comida em outros lugares. Quem mantém comedouros repara que há épocas do ano em que há maior atividade — o inverno, quando há pouca comida na mata, e o comedouro ajuda bastante as aves a sobreviverem. No verão em geral os comedouros ficam quase vazios. Em qualquer época do ano você também vai reparar que a maioria das aves não fica o tempo todo no comedouro, elas vão e voltam. Provavelmente faz parte das técnicas de sobrevivência sempre conhecer vários locais que têm fonte de alimento, e nunca apostar todas suas chances em um único local.

O que pode fazer mal às aves é a falta de limpeza adequada nos comedouros e principalmente bebedouros. Troque a água todos os dias, lave com água sanitária pelo menos a cada três dias.

Dicas para bebedouros

Dicas do site Jardim e Flores

Como evitar as formigas – No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.

Como evitar as abelhas – Quando abelhas começarem a visitar o bebedouro a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas. As abelhas só aparecem em algumas épocas do ano, quando faltam flores no ambiente para sua alimentação. Após algumas semanas, as flores voltam à região, as abelhas não precisam mais do açúcar e desaparecem.

Repelente natural de abelhas – Se a diminuição na concentração de açúcar na mistura para os beija-flores não for suficiente para espantar as abelhas, pode-se usar um repelente natural. A receita é a seguinte: 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de azeite + ¼ de dente de alho. Amasse o alho com um garfo e vá juntando os outros ingredientes, homogeneizando a mistura. Encha o bebedouro limpo com a solução de açúcar e, antes de pendurá-lo no ponto de alimentação, passe o repelente com pincel onde pousam as abelhas (flores de plástico e em torno do furo). Não deixe misturar com a solução de açúcar. A sobra do repelente pode ser guardada em geladeira por alguns dias para reutilização. Antes do reuso, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos, misture bem seus componentes (homogeneizar) e então pincele no bebedouro.

Aves – O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) que mede cerca de 19cm, é escuro e de rabo comprido, às vezes se apossa do bebedouro e não deixa mais nenhuma ave ali beber. É o dono do local! Neste caso, pode-se colocar outro ponto de alimentação um pouco mais afastado, para permitir que as outras aves também tenham oportunidade.

 

Mais orientações para bebedouros e como se livrar de formigas e abelhas

http://www.ceo.org.br/jardim/bebedouros.htm

http://www.jardimdeflores.com.br/DICAS/A33aguaparabeija.htm

 

Como montar um comedouro

Se você tiver oportunidade, monte um comedouro no seu quintal ou chácara. A fruta favorita das aves é banana bem madura. Elas também gostam de mamões, mas em vários lugares preferem as bananas. Corte a banana ao meio, ou tire metade da casca.

Basta colocar as bananas em um local em que as aves possam se aproximar. Elas precisam ter por onde chegar. Não coloque isolado no meio do quintal, coloque no tronco de uma árvore, ou perto de uma moita grande.

Construa um ambiente. Coloque alguns galhos ou pedaço de tronco onde elas possam pousar, e você ficará mais contente por não ter a banana na foto. Se há árvores por perto, aumentam as chances das aves descobrirem. Se você mora em um lugar muito isolado do verde, as chances são bem menores.

Não coloque pão, isso atrai pombos domésticos.

Nos lugares com mais ambientes naturais, junho e julho são os meses de maior atividade nos comedouros porque há menos comida na mata, as aves estão mais esfomeadas. Geralmente em setembro-outubro elas se importam menos com os comedouros, é o período de acasalamento e há abundância de alimento. Janeiro também é um mês que costuma ter bastante atividade.

É preciso que as aves descubram que o seu quintal ou janela é uma fonte de alimento. Se você estiver com dificuldade em atrair alguma ave, considere colocar as frutas em algum local mais alto, mesmo que fique difícil fotografá-las. Quando elas começarem a aparecer, nos dias seguintes você vai mudando de posição até encontrar um ponto bom para fotografia e que elas se sintam confortáveis.

Se você se mover bem devagar e com tranqüilidade, as aves permitem uma boa aproximação. Beija-flores acostumados com bebedouros passam a não se incomodar mais com as pessoas.