Primeiro foi uma bananinha madura em cima do muro. Depois rodelas de mamão. Não demorou muito e os bebedouros com água com açúcar foram pendurados nas varandas… E com eles as aves das árvores próximas passaram a visitar com mais frequência o quintal e a encher de alegria o dia a dia.

comedouros_Maria_Cristina_10

 

  • Texto e fotos: Maria Cristina Dias
  • Nikon D5100 e lente Nikkor 55-200

Às vezes estou saindo de manhã para o trabalho ou para levar o filho para a escola – sempre correndo – e lá estão eles, de boca cheia, alvoroçados. Difícil é resistir à tentação de esquecer os horários apertados e pegar a máquina fotográfica para flagrar bem de pertinho a delicadeza das saíras coloridas, a agilidade dos beija-flores, a bagunça barulhenta das cambacicas ou a presença vistosa dos sabiás.

São pequenos prazeres que fazem bem à alma de quem ama estes bichinhos e só quer tê-los por perto durante todo o ano.

comedouros_Maria_Cristina_16 comedouros_Maria_Cristina_15 comedouros_Maria_Cristina_14 comedouros_Maria_Cristina_13 comedouros_Maria_Cristina_12 comedouros_Maria_Cristina_11 comedouros_Maria_Cristina_10 comedouros_Maria_Cristina_09 comedouros_Maria_Cristina_08 comedouros_Maria_Cristina_07 comedouros_Maria_Cristina_06 comedouros_Maria_Cristina_05 comedouros_Maria_Cristina_04 comedouros_Maria_Cristina_03 comedouros_Maria_Cristina_02 comedouros_Maria_Cristina_01

 

Observação de Claudia Komesu, editora da Virtude-AG

Os comedouros são uma forma das pessoas terem contato com as aves e outros animais. Minha esperança é que, com o tempo, as pessoas que hoje têm aves em gaiolas troquem as gaiolas por comedouros ou passeios para ver aves.

Os comedouros não viciam as aves: quando acaba o alimento, elas procuram outro local. Nos Estados Unidos, onde 50 milhões de pessoas têm o hábito de manter comedouros ou sair para alimentar as aves, há vários estudos: o comedouro é só uma parcela da alimentação da ave, e pode ser especialmente útil para aves migratórias, enfraquecidas pela longa viagem, e que encontram um local para se reabastecer.

O comedouros causam desequilíbrio na natureza? Acho que a destruição dos habitats causada pelo ser humano é o grande desequilíbrio na natureza. Que a gente possa compensar uma fração com comedouros, é o mínimo.

Os comedouros também têm uma importante função social: atraem a atenção das pessoas para as aves, e talvez para a importância da preservação da natureza.

Os comedouros também são locais excelentes para fazer fotos: se você preparar o ambiente – galhos, troncos, mesmo a banheira para as aves, vai conseguir ótimas fotos. Os comedouros na RPPN Guainumbi e no Parque do Zizo são troncos em que as frutas ficam em cavidades ou espetadas. Quando a ave se aproxima, ela geralmente pousa de galho em galho, para só depois chegar na fruta.

Uma das minhas fotos favoritas é um White-throated Sparrow tomando banho num pequeno brejinho no Central Park, na área chamada The Ramble, com um círculo de gotas em volta da ave enquanto ela se chacoalha. Se eu tivesse um quintal, prepararia um ambiente simulado como uma pedra com uma depressão, ou a banheira meio escondida, ou água corrente, para poder tentar mais fotos como esta. A dica é a água ser rasa. As aves pequenas não conseguem se banhar em locais profundos. Piscinas de areia também são usadas pelas aves.

central_park3

Abaixo, posts relacionados com comedouros.