Observações de Claudia Komesu, editora do Virtude-AG. ATENÇÃO: criar aves em gaiolas só pode ser feito por pessoas realmente dedicadas a se comprometer por anos, em alguns casos por décadas, em cuidar do bem estar do animal. Alimentação errada, espaços pequenos, falta de sol, excesso de barulho, podem levar a ave a se mutilar.

Dica: com o birdwatching você está livre de qualquer risco. Observe aves livres!

Sindrome_auto-bicamento

 

  • Autores do estudo: Melca Nicéia Altoé de Marchi; Jussara Maria Leite Oliveira Leonardo; José Maurício Gonçalves dos Santos
  • Publicado no V EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar (Centro Universitário de Maringá – Paranã) 27 a 30 de outubro de 2009

Trechos do PDF

RESUMO: A recente popularização da criação de aves ornamentais em cativeiro suscita a preocupação com o seu bem estar no que diz respeito à necessidade de sanidade interna e externa. Caso essas exigências não sejam atingidas, as aves desenvolvem uma síndrome que se caracteriza pelo arrancamento das próprias penas, causando, assim, ferimentos graves decorrentes da automutilação. A partir dessa problematização, a presente pesquisa realizou um levantamento da ocorrência desta síndrome nas aves de clínicas veterinárias, criatórios comerciais e particulares na região de Maringá, bem como os casos atendidos no hospital veterinário do CESUMAR, identificando as causas e definindo protocolos terapêuticos e medidas profiláticas indicadas nestas ocorrências. Nesta pesquisa, foram relatados 24 casos da doença, causada por deficiências nutricionais, traumatismo, parasitário, falta de sol, estresse emocional e ambiental.

O tratamento foi feito visando a cura e uma melhor qualidade de vida à ave cativa. Os resultados mostram as diversas causas que levam a ave a se bicar, as conseqüências dessa automutilação para a saúde do animal, e a importância da associação do tratamento medicamentoso com medidas de controle e a correção do manejo, que na maioria das vezes é deficitário.

auto-bicamento

 

Para ler o PDF completo, acesse: SÍNDROME DO AUTO BICAMENTO EM AVES ORNAMENTAIS

Outros arquivos da Biblioteca (+) 

Esta seção que reúne materiais de referência sobre natureza, meio ambiente, birdwatching, como guias de aves em PDF, apresentações, relatórios, ou materiais educativos como o Super RG.

Ter um material na Biblioteca não significa que a instituição tem qualquer ligação com o Virtude-AG. Esta é apenas uma coletânea de arquivos de referência, além de materiais produzidos pelo próprio Virtude-AG, em alguns casos em parceria com outras pessoas ou instituições.

Para sugerir um material entre em contato: claudia.komesu@gmail.com

.