Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), maio de 2012. Foram realizadas 2002 entrevistas em 141 municípios.

CNI_Ibope_meio-ambiente_2012

 

Trechos da apresentação

Principais resultados

  • População brasileira está mais preocupada com o meio ambiente. Percentual dos entrevistados com alguma preocupação aumentou de 80%, em setembro de 2010, para 94%, em dezembro de 2011
  • Desmatamento e abastecimento e poluição das águas são as questões que mais preocupam os brasileiros
  • 53% dos entrevistados defendem que o desmatamento da Amazônia seja a prioridade do Brasil dentre as questões relativas ao meio ambiente
  • Não há consenso da população sobre o maior responsável pela poluição ambiental.
  • População tende a priorizar a proteção ao meio ambiente quando esta conflita com o crescimento econômico
  • 52% da população se mostra disposta a pagar mais por um produto cuja produção seja ambientalmente correta
  • Não obstante, apenas 18% efetivamente modificam seu consumo em prol do meio ambiente
  • 68% dos entrevistados consideram que o Governo Dilma dá importância à questão ambiental
  • População não percebe grandes alterações, nos últimos anos, nas ações de empresas, Governo e da população em geral em prol da preservação ambiental

 

População prioriza a proteção ambiental sobre o crescimento econômico

A opinião do brasileiro em relação ao que priorizar quando há conflito entre a proteção ambiental e o crescimento econômico variou consideravelmente entre as pesquisas realizadas em 2010 e 2011.

Na pesquisa realizada em setembro de 2010, o percentual de entrevistados que considerava a questão ambiental prioritária frente ao crescimento econômico era de 30%. Em 2011, houve um expressivo crescimento da preocupação do brasileiro em relação ao meio ambiente: 44% das respostas marcadas.

Houve, ainda, uma redução no percentual de entrevistados que acreditam ser possível conciliar crescimento econômico com proteção ao meio ambiente: de 47% em 2010 para 40% em 2011. Apenas 8% dos entrevistados, em 2011, afirmam aceitar uma proteção ambiental menos rigorosa em favor de maior crescimento.

A prioridade ao meio ambiente é maior entre os mais jovens e entre os entrevistados de renda familiar mais baixa. Em termos regionais, o Sul foi a Região onde a população se mostrou mais favorável a afirmação que “O meio ambiente deve ser protegido, mesmo que isso dificulte o crescimento econômico” (52%).

Você pode baixar a apresentação completa neste link. Qualquer trecho da apresentação pode ser reproduzido desde que citada a fonte (Pesquisa CNI-IBOPE : retratos da sociedade brasileira : meio ambiente : maio 2012):
PesquisaCNI_IBOPE_Meio_Ambiente_maio2012

Outros arquivos da Biblioteca (+) 

Esta seção reúne materiais de referência sobre natureza, meio ambiente, birdwatching, como guias de aves em PDF, apresentações, relatórios, ou materiais educativos como o Super RG.

Ter um material na Biblioteca não significa que a instituição tem qualquer ligação com o Virtude-AG. Esta é apenas uma coletânea de arquivos de referência, além de materiais produzidos pelo próprio Virtude-AG, em alguns casos em parceria com outras pessoas ou instituições.

Para sugerir um material entre em contato: claudia.komesu@gmail.com