O objetivo geral da pesquisa foi conhecer o perfil do consumidor atual e potencial de Turismo de Aventura e de Ecoturismo, seu processo de compra, satisfação e imagem dos segmentos, de modo a delinear ações eficazes que influenciarão suas expectativas, percepções e decisões sobre os segmentos.

Abeta_Turista-de-aventura_2010

 

  • Ficha catalográfica: Perfil do turista de aventura e do ecoturista no Brasil / Ministério do Turismo; Ilustrações de Eduardo Caçador Pontes. São Paulo: ABETA, 2010. 96p. : il. ISBN: 978-85-62714-10-8
  • Abeta:  Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

Trechos do documento

Este documento apresenta os resultados da pesquisa realizada para conhecer o perfil do turista de aventura e do ecoturista no Brasil. Trata-se de um projeto que integra o Programa de Promoção e Comercialização Nacional (PPCN). Foi possível, a partir dele, conhecer as características desse turista, de modo a fornecer subsídios para a elaboração do Plano de Comunicação
para estimular a demanda por Turismo de Aventura e Ecoturismo no País. É um esforço do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), que firmaram convênio para empreender o PPCN, dando sequência ao Programa Aventura Segura (PAS) apoiado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), em parceria com a ABETA, para fortalecimento, qualificação e estruturação do Ecoturismo e do Turismo de Aventura no Brasil.

Na etapa quantitativa, entrevistamos 904 turistas de aventura e ecoturistas atuais e potenciais, abordados
nos seus domicílios ou em pontos de fluxo de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Predominaram os solteiros: 48% (11% moram sós e 37% moram com pai/mãe, parentes ou amigos). Como veremos, este é um importante traço do turista de aventura/ecoturista. 42% são casados/união estável (12% sem filhos, 13% com filhos pequenos, 8% com filhos adolescentes, 6% com filhos adultos e 3% com filhos que não moram em casa) e 7% são divorciados/viúvos (3%
moram sós e 4% moram com parentes, amigos).

Assim como o estado civil, a elevada escolaridade é um traço marcante nesse público: apenas 4% têm até o ensino médio incompleto; 22% concluíram o ensino médio; 31% têm superior incompleto; 27% concluíram curso superior e 13% são pós-graduados, com especialização, mestrado ou doutorado.

….

Você pode baixar a apresentação completa neste link: ABETA_Perfil-do-turista-de-aventura-no-brasil_2010

Outros arquivos da Biblioteca (+) 

Esta seção reúne materiais de referência sobre natureza, meio ambiente, birdwatching, como guias de aves em PDF, apresentações, relatórios, ou materiais educativos como o Super RG.

Ter um material na Biblioteca não significa que a instituição tem qualquer ligação com o Virtude-AG. Esta é apenas uma coletânea de arquivos de referência, além de materiais produzidos pelo próprio Virtude-AG, em alguns casos em parceria com outras pessoas ou instituições.

Para sugerir um material entre em contato: claudia.komesu@gmail.com