“O Brasil possui quatro espécies de aves atualmente consideradas como extintas, sendo que duas destas foram extintas na natureza e duas outras sobrevivem apenas em cativeiro. A extinção provocada pelas ações humanas é um fato comprovado, cujas trágicas conseqüências ainda não são possíveis de serem plenamente apreciadas e avaliadas por nós.”

Livro_vermelho_aves

 

Trechos do PDF

A elaboração de uma lista de espécies ameaçadas atende a diferentes propósitos, além de servir como um alerta sobre a perda de diversidade. Existe também uma dimensão política, cuja fundamentação pode ser relacionada à soberania das nações, incluindo aí a forma de manejar o seu patrimônio natural. Afinal, os recursos naturais são freqüentemente tratados – numa linguagem nada biológica – como bens de propriedade do Estado, cuja gestão cabe unicamente a ele. Por outro lado, há que se considerar também que tais recursos são, muitas vezes, bens compartilhados, visto que as distribuições geográficas de diversos organismos ignoram os limites territoriais.

Desta forma, muitas espécies (como aquelas migratórias ou de ampla distribuição) passam a merecer cuidados de todos os países que as abrigam, e estes cuidados podem variar de país para país. Embora as questões políticas e diplomáticas e os seus trâmites e conseqüências sejam, às vezes, um entrave para programas de conservação efetivos, muitas espécies só poderão ser conservadas se iniciativas conservacionistas, que ignorem fronteiras, forem adotadas. E, neste sentido, as listas mundiais (e.g. BirdLife International, 2005) assumem papel fundamental para nortear tais esforços.

Conhecido por sua impressionante extensão territorial e biodiversidade, o Brasil abriga quase 1.800 espécies de aves, segundo cálculos recentes do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO, 2006). Este já elevado número de espécies tende a ser ainda maior graças a uma diversidade “escondida”, que só agora, com modernas revisões taxonômicas, começa a ser plenamente revelada. E nem toda essa riqueza é compartilhada por outros países; nosso país abriga um grande número de espécies de aves que só são encontradas aqui, as chamadas espécies endêmicas. Esse grupo que, apenas entre as aves, compreende mais de 240 espécies, é constituído por elementos cuja conservação depende exclusivamente das decisões tomadas pelos brasileiros.

Estas aves que desapareceram nos mostram em quê e como erramos no passado e, claro, são a mais pura tradução do que irá acontecer com a nossa biodiversidade se o processo de destruição da natureza prosseguir nos níveis e velocidade atuais. E a lista de espécies ameaçadas de extinção é o instrumento que sinaliza quais são as espécies que estão trilhando este caminho sem volta da extinção. A lista brasileira de espécies de aves ameaçadas de extinção é o resultado final de um processo criterioso, que envolve a compilação de uma quantidade enorme de dados e a consulta a diversos pesquisadores.

Outros arquivos da Biblioteca (+) 

Esta seção reúne materiais de referência sobre natureza, meio ambiente, birdwatching, como guias de aves em PDF, apresentações, relatórios, ou materiais educativos como o Super RG.

Ter um material na Biblioteca não significa que a instituição tem qualquer ligação com o Virtude-AG. É apenas uma coletânea de arquivos de referência, além de materiais produzidos pelo próprio Virtude-AG, em alguns casos em parceria com outras pessoas ou instituições.

Para sugerir um material entre em contato: claudia.komesu@gmail.com