Já pensou em ter um blog? Os blogs nos incentivam a aproveitar mais nossos hobbies. Conheça o projeto do Eduardo Franco, que fará um post sobre uma ave para cada dia do ano.
365birds

 

Veja o que o Eduardo fala do blog:

O 365 Birds Project, é um projeto pessoal que consiste em registrar e escrever sobre 365 espécies de aves durante um ano. Ou seja, preciso me esforçar para registrar de alguma forma [observação a olho nu; observação com binóculos; registro fotográfico; registro sonoro] 365 espécies e, a cada dia, criar um post relatando como foi o registro e escrevendo um pouco sobre o bicho. Obviamente, eu não preciso observar a espécie de ave no dia da postagem, o que seria praticamente impossível. Exemplo, se em 01/01/13 eu fizer uma passarinhada e registrar 30 espécies, terei pelo menos 30 posts garantidos. Com o passar do tempo e com os registros se repetindo, terei que me esforçar para buscar espécies novas, aumentando o nível de dificuldade do projeto.

Pode parecer fácil, de repente até será mesmo, mas só para se ter uma ideia em Belo Horizonte/MG existem 347 espécies de aves registradas [documentos históricos, trabalhos publicados e observações diretas]. Mesmo que eu observe todas as espécies da cidade, o que com certeza é impossível pois algumas não são vistas há anos, eu não conseguiria atingir a meta final do projeto. Sendo assim, precisarei realizar algumas viagens, curtas ou longas, para viabilizar o registro das 365 aves. (…)

 


Gostou da ideia? Crie um blog  e multiplique suas alegrias com o birdwatching

– O Blogspot (www.blogger.com) é um dos mais populares, é gratuito e bastante fácil de usar

– O WordPress.com tem um visual um pouco mais complexo, mas é fácil se acostumar. Oferece uma versão gratuita e simples, mas que não permite domínio próprio (você será seunome.wordpress.com), e há o WordPress.org, em que você precisa ter um provedor. A Virtude-AG é feita em WordPress, e o provedor é o Hostgator, com um plano sem limite de espaço. A vantagem do WordPress é que há mais possibilidade de customização relativamente fácil, e plugins.

Mais informações sobre o WordPress: http://virtude-ag.com/montar-um-site-cko/

Se você está pensando em algo com uma estrutura um pouco mais complexa do que um blog, existem serviços como o Webs.com e o Wix.com. Usei o Webs durante um bom tempo, mas quando planejei o site da Virtude, vi que precisaria trocar para o WordPress, que tem mais recursos. Também testei o Wix: é fácil de montar as telas, mas é em flash. Às vezes trava, e às vezes fica bem lento.

Não importa qual o formato: o importante é compartilhar na internet seu amor pelas aves. Ajuda a divulgar o birdwatching, e ajuda a mostrar que há cada vez mais pessoas que se importam com a natureza.