RN_20abr2014_0203
coruja-listrada
RN_25jun2014_0032
peito-pinhão
RN_28jul2013_0265
pinto-do-mato
RN_29jun2014_0044
arapaçu-de-garganta-branca

 

Venha passarinhar num local de beleza cênica, e muitas aves incomuns

  • Texto e fotos: Roberto Negraes, administrador do Refúgio da Serra

A Pousada Sítio Refugio da Serra, localizado no município de Cunha (SP), realizará nos próximos dias 11 a 13 de julho a “1ª Passarinhada na Serra”, com a participação do guia Carlos Henrique Almeida. O local fica no alto da Serra do Mar, entre 1200 e 1800 metros de altitude, na divisa de Cunha com Ubatuba (e a apenas 13 km da praia de Ubatumirim). No total a pousada Sítio Refúgio da Serra possui uma área de 31 alqueires, a maior parte deles em Mata Atlântica primária, configurando uma paisagem imponente mas encostas das belas montanhas debruçadas sobre o Litoral Norte de SP.

A avifauna local é rica e variada, típica tanto da Mata Atlântica serrana como também de matas de araucárias. Entre as espécies mais encontradas estão tovaca-de-rabo-vermelho, pinto-do-mato, tovacuçu, saudade, trepador-quiete e trepador-sobrancelha, urú, coruja-listrada, bacurau-tesoura-gigante e muitas outras.

Os participantes deverão chegar na sexta-feira a partir das 16 horas, e terão direito a pensão completa (café da manhã, almoço e jantar). O valor total para o evento é de 390 reais por pessoa, o inclui pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) mais a passarinhada com o guia Carlos Henrique. Para quem não o conhece, Carlos Henrique é biólogo pela Unicamp, guia internacional de birdwatching e co-autor do livro “Aves do Campus da Unicamp e Arredores”.

Na programação, sábado com saída para passarinhar às 7 horas, pausa para almoço, e nova saída das 14h30 às 17h30. Ao anoitecer, uma corujada no entorno da sede da Pousada. No domingo, nova saída às 7 horas, com retorno previsto por volta do meio dia, quando teremos o almoço de despedida.